Formação Específica I - Patinagem

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042086
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas, ocorrerão num formato de aula plenária a partir da apresentação realizada pelo docente de matérias sendo as mesmas sinalizadas em bibliografia ou contidas em textos/artigos;

As aulas teórico-práticas podem ocorrer em situação de aula plenária com o objetivo da resolução de problemas propostos ou em ambiente de pavilhão/pista, com material a disposição dos alunos; O trabalho em situação de contexto visa  situação de observação no terreno, proporcionando contacto direto com prática em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de nível avançado para o desempenho da atividade de treinador de Patinagem. Assim, no final da unidade curricular, e de Formação Específica II - Patinagem, que é correlata a esta, o e estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados aos treinadores da modalidade, elencados nos conteúdos programáticos. 

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: compreender as dinâmicas próprias da modalidade; identificar as características associadas aos perfis de atletas de diferentes escalões etários e níveis competitivos; distinguir e relacionar os modelos técnicos e táticos do processo de treino nas suas distintas vertentes. 

Estágio(s)

Não

Programa

As disciplinas da Patinagem têm áreas de conhecimento específicas que assentam em bases comuns,  procuramos em cada uma delas desenvolver os seguintes temas:

1. Caracterização da modalidade; 2- Perfil do atleta da formação à alta competição; 3 - Modelos e processos do treino nas vertentes físicas, técnica e táticas; 4 - Modelos táticos; 5 - Estudos transversais e longitudinais na modalidade_Parte1.

Docente(s) responsável(eis)

Vasco Parreiral Simões Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Ares, P. (2005). Hockey sobre patines: Estudio de las demandas fisiologicas en competición, análisis del perfil fisiológico funcional, desarrollo y validación de un modelo de valoración funcional específica orientado al jugador de campo. Dissertação de Doutoramento. España: Oviedo

Sabaté RR (2009). Hockey Patines - Preparación física. Ediciones Alto Rendimento.

Vaz V. (2011) Especialização desportiva em jovens hoquistas. Estudo do jovem atleta, do processo de seleção e da estrutura do rendimento. Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto Ramo Treino Desportivo. FCDEF-UC, Coimbra.

Zenga, A, Lollobrigida, M, Giorgi, C. (2012.IL PATTINAGGIO IN LINE CORSA - modelli e mezzi di allenamento per l’attività agonistica. Edizioni Scuola dello Sport

Sousa, T.; Sarmento, H.; Marques, A.; Field, A.; Vaz, V. (2020). The influence of opponents’ offensive play on the performance of professional rink hockey goalkeepers. Int. J. Perform. Anal. Sport. 20, 63.