Formação Específica I - Desportos de Combate

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042069
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação Específica I - Desportos de Combate.

Métodos de Ensino

Sessões de ensino de natureza colectiva e de orientação pessoal, com actividades de resolução de problemas relacionadas com a matéria abordada, com simulações e observações de situações de terreno (treino e competição), de modo a facilitar a integração da matéria e permitir a avaliação (aulas e relatórios críticos). Trabalho orientado e avaliado de investigação sobre aprofundamento de aspectos relacionados com o treino da modalidade de combate escolhido.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular esta correlata com a de Formação Específica II e orientam-se para o desenvolvimento de competências de nível avançado para o desempenho da atividade de treinador de Desportos de Combate. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: compreender a importância das etapas de desenvolvimento e planeamento da carreira desportiva; identificar as características de atletas de diferentes escalões etários e níveis competitivos; planear, preparar, operacionalizar, avaliar/controlar o processo de treino especifico das capacidades físicas; reconhecer a importância dos aspetos nutricionais, traumatologicos e éticos no rendimento desportivo. Reforçando o conhecimento cientifico e pedagógico do estudante sobre a modalidade escolhida, e  contribuindo pelo aperfeiçoamento ao longo da vida do processo de treino, nas diversas fases de formação desportiva e em contexto diversificado. 

Estágio(s)

Não

Programa

A importância das etapas de desenvolvimento para atingir o alto rendimento em modalidades de combate. O planeamento da carreira desportiva dos combatentes e exigências da prática desportiva a longo prazo. Monitorização da carreira desportiva e dossier de treino. O perfil dos combatentes de alto rendimento e a identificação de talento. Papel do combatente no seu percurso para o alto rendimento. Os modelos de periodização do treino e adaptação às modalidades de combate escolhidas. O desenvolvimento planeado das capacidades físicas da modalidade escolhida, o seu carácter individual e a sua especificidade ate o alto rendimento. A elaboração de unidades de treino especificas. Planeamento, organização, gestão e avaliação da sessão de treino especifica. Nutrição das modalidades de combate, gestão do peso, optimização alimentar e a suplementação da performance. Valores éticos e espírito desportivo inerente às modalidades de combate. Traumatologia especifica dos desportos de combate.  

Docente(s) responsável(eis)

Alain Guy Marie Massart

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Franchini E, Del Vecchio FB. (2008). Preparação fisica para atletas de Judô. São Paulo: Phorte Editora Ltda.
Franchini, E., Cormack, S., & Takito, M. Y. (2019). Effects of High-Intensity Interval Training on Olympic Combat Sports Athletes' Performance and Physiological Adaptation: A Systematic Review. Journal of strength and conditioning research, 33(1), 242–252. Kostikiadis, I. N., Methenitis, S., Tsoukos, A., Veligekas, P., Terzis, G., & Bogdanis, G. C. (2018). The Effect of Short-Term Sport-Specific Strength and Conditioning Training on Physical Fitness of Well-Trained Mixed Martial Arts Athletes. Journal of sports science & medicine, 17(3), 348–358.