Formação Específica I - Canoagem

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042058
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Consideram-se como conhecimentos recomendados os provenientes de uma licenciatura no âmbito das Ciências do Desporto, dando-se um maior ênfase às unidades curriculares de Fisiologia do Exercício e Biomecânica/ Cinesiologia, Metodologia do Treino, Métodos de Condicionamento Físico e Planeamento e Periodização do Treino. Dada a especialidade da unidade curricular conhecimentos acerca de Canoagem de nível de Licenciatura são fundamentais.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são distintas de acordo com a tipologia das sessões de contacto. As aulas teóricas serão predominantemente expositivas, em que os estudantes terão contacto com os conteúdos programáticos, já as aulas teórico-práticas privilegiam uma participação ativa do estudante dando ênfase a situações de aprendizagem guiada. Tal incluirá a discussão de temas propostos e experimentação nas condições de prática. O processo de avaliação preconizado na unidade curricular promove o domínio teórico das matérias abordadas, bem como tarefas de resolução de problemas e trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de nível avançado para o desempenho da atividade de treinador de canoagem. Assim, no final da unidade curricular, e de Formação específica II - Canoagem, que é correlata a esta, o e estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados aos treinadores de canoagem, elencados nos conteúdos programáticos. 

Ao concluir a unidade curricular os/as alunos/as deverão ser capazes de: (1) dominar o modelo técnico (elevado nível competitivo) de pagaiada em kayak e canoa, em embarcações monologar e tripulações, considerando também a distância de prova; (2) reconhecer as forças propulsivas  e resistivas que atuam sobre o sistema e dominar conhecimentos avançados de hidrodinâmica, relacionado-o com a necessidade de individualização do equipamento (kayak/canoa e pagaia) e respetiva performance; (3) dominar a utilização de recursos/ferramentas de treino e avaliação técnica.

Estágio(s)

Não

Programa

 Técnica de pagaiada em kayak, modelos técnicos de pagaiada, pagaiada em embarcações de equipa, de elevado nível competitivo (conforme distância de prova);

- Técnica de pagaiada em canoa, modelos técnicos de pagaiada, pagaiada em embarcações de equipa, de elevado nível competitivo (conforme distância de prova);

- Táctica avançada de competição (conforme distância de prova);

- Equipamento e material: individualização e performance;

- Hidrodinâmica: conhecimentos avançados;

- Recursos/ferramentas de treino e avaliação técnica: Domínio de software específico de análise.

Docente(s) responsável(eis)

Beatriz Branquinho Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%

Bibliografia

-Folgar, M.I, Cárceles, F.A., Mangas, J.J.R. (2015). Training Sprint Canoeing. Spain: 2.0 Editora

- Gomes, B., Machado, L., Ramos, N., Conceição, F., Sanders, R., Vaz, M., . . . Pendergast, D. R. (2018). Effect of wetted surface area on friction, pressure, wave and total drag of a kayak. Sports Biomechanics, 17(4), 453-461.

-Gomes, B. B., Conceição, F., Pendergast, D., Sanders, R., Vaz, M., & Vilas-Boas, J. P. (2015). Is Passive Drag Dependent on the Interaction of Kayak Design and Paddler Weight in Flat-water Kayaking? Sports Biomechanics, 14(4), 394-403.

-Gomes, B. B., Ramos, N. V., Conceição, F., Sanders, R., Vaz, M., & Vilas-Boas, J. P. (2015). Paddling Force Profiles at Different Stroke Rates in Elite Sprint Kayaking. Journal of Applied Biomechanics, 31(4), 258-263.

-Hernández, J. (1993). Piraguismo I e II. Colecção do El Corte Inglês. Comité Olímpico Espanol.

-Szanto, C. (2010). ICF Coaches Education Programme: canoe sprint coaching manual. Level 2 and 3. ICF publications.