Competências do Treinador

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042042
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento dos construtos básicos de Pedagogia do Desporto.

Métodos de Ensino

Suporte das aulas teórico-práticas com apresentações em PowerPoint. Com base na bibliografia, exercício de síntese e leitura crítica através da elaboração de um trabalho de recensão crítica pelos alunos. Participação nas aulas através da pesquisa de textos e vídeos seguida de debate.

Os estudantes devem aplicar aos seus atletas  instrumentos de pesquisa, analisando-os e interpretando os dados individualmente e como grupo de comunidade de prática.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina apresenta uma perspectiva de Estado da Arte e crítica das questões levantadas pela prática desportiva contemporânea e do papel do treinador como agente educativo integrador, bem como da investigação do tópico nas das Ciências do Desporto.

Análise dos sistemas de formação de treinadores existentes

Capacidade para analisar e avaliar as perspectivas pedagógicas e as práticas dos treinadores em diversos níveis competitivos.

Elaborar projectos e programas de intervenção para treinadores, equipas, famílias e outros agentes envolvidos na prática desportiva.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Problemas éticos no desporto contemporâneo; mudanças na estrutura e conteúdos do desporto.

2) A complexidade da função do treinador: visões pedagógicas construtivistas e não lineares. Desafios para os treinadores.

3) Fundamentação teórica do estudo dos treinadores: modelos de formação existentes. A busca de competências alargadas e a competência integradora do treinador.

4) A relação treinador-atleta em função do contexto de prática. Investigação qualitativa e quantitativa.

5) Ecologias sociais e o papel dos outros significantes: relações dos treinadores com famílias, pares e outros agentes.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Hall, E. T., & Gray, S. (2016). Reflecting on reflective practice: a coach’s action research narratives. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 8(4), 365–379.

Roberts et al (2019). Coach knowledge in talent identification: A systematic review and meta-synthesis. Journal of Science and Medicine in Sport, 22(10), 1163-1172.

Stodter, A., & Cushion, C. J. (2017). What works in coach learning, how, and for whom? A grounded process of soccer coaches’ professional learning. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 9(3), 321–338.

Voigt, L., & Hohmann, A. (2016). Expert youth coaches’ diversification strategies in talent development: A qualitative typology. International Journal of Sports Science and Coaching, 11(1), 39-45

Webb, V., Collins, D., & Cruickshank, A. (2016). Aligning the talent pathway: exploring the role and mechanisms of coherence in development. Journal of Sports Sciences, 34(19), 1799-1807.