Competências do Treinador
1
2021-2022
02042042
Ciências do Desporto
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento dos construtos básicos de Pedagogia do Desporto.
Métodos de Ensino
Suporte das aulas teórico-práticas com apresentações em PowerPoint. Com base na bibliografia, exercício de síntese e leitura crítica através da elaboração de um trabalho de recensão crítica pelos alunos. Participação nas aulas através da pesquisa de textos e vídeos seguida de debate.
Os estudantes devem aplicar aos seus atletas instrumentos de pesquisa, analisando-os e interpretando os dados individualmente e como grupo de comunidade de prática.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina apresenta uma perspectiva de Estado da Arte e crítica das questões levantadas pela prática desportiva contemporânea e do papel do treinador como agente educativo integrador, bem como da investigação do tópico nas das Ciências do Desporto.
Análise dos sistemas de formação de treinadores existentes
Capacidade para analisar e avaliar as perspectivas pedagógicas e as práticas dos treinadores em diversos níveis competitivos.
Elaborar projectos e programas de intervenção para treinadores, equipas, famílias e outros agentes envolvidos na prática desportiva.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Problemas éticos no desporto contemporâneo; mudanças na estrutura e conteúdos do desporto.
2) A complexidade da função do treinador: visões pedagógicas construtivistas e não lineares. Desafios para os treinadores.
3) Fundamentação teórica do estudo dos treinadores: modelos de formação existentes. A busca de competências alargadas e a competência integradora do treinador.
4) A relação treinador-atleta em função do contexto de prática. Investigação qualitativa e quantitativa.
5) Ecologias sociais e o papel dos outros significantes: relações dos treinadores com famílias, pares e outros agentes.
Docente(s) responsável(eis)
Hugo Miguel Borges Sarmento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
Hall, E. T., & Gray, S. (2016). Reflecting on reflective practice: a coach’s action research narratives. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 8(4), 365–379.
Roberts et al (2019). Coach knowledge in talent identification: A systematic review and meta-synthesis. Journal of Science and Medicine in Sport, 22(10), 1163-1172.
Stodter, A., & Cushion, C. J. (2017). What works in coach learning, how, and for whom? A grounded process of soccer coaches’ professional learning. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 9(3), 321–338.
Voigt, L., & Hohmann, A. (2016). Expert youth coaches’ diversification strategies in talent development: A qualitative typology. International Journal of Sports Science and Coaching, 11(1), 39-45
Webb, V., Collins, D., & Cruickshank, A. (2016). Aligning the talent pathway: exploring the role and mechanisms of coherence in development. Journal of Sports Sciences, 34(19), 1799-1807.