Metodologia de Investigação I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042031
Área Científica
Metodologia da Investigação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, tarefas individuais e em grupo específicas para os conteúdos leccionados. Leitura e análise critica de artigos científicos. Pesquisa em bases de dados especificas e utilização de software de gestão de referências bibliográficas. O processo de avaliação preconizado na unidade curricular promove o domínio aplicado das matérias abordadas, através da resolução de problemas e projeto.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de planeamento, sistematização e organização da investigação científica no contexto das ciências do desporto. Pretende-se dotar o aluno de conhecimentos sólidos da análise, interpretação e comunicação dos resultados, discutindo a sua relevância perante o estado atual do conhecimento no âmbito do treino desportivo, favorecendo uma melhor compreensão dos fenómenos do treino desportivo.

Ao concluir a unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: identificar os principais desenhos de estudos assim como as questões éticas e deontológicas que lhes estão associadas; conhecer e ser capazes de pesquisar nas principais bases de dados científicas organizando a literatura disponível de forma sistemática; manusear software de gestão de referências bibliográficas; conhecer o processo de escrita cientifica. 

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Método científico e sua aplicação às Ciências do Desporto; Questões de natureza ética da investigação; Desenhos de estudos (definições e classificação: Experimental/Quasi-experimental, Seletiva e Observacional.

[2] Realização de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados (Web of Science, Scopus, Pubmed, Sportdiscus); Utilização de software de gestão de referencias bibliográficas (EndNote, Mendley).

[3] Análise crítica de um artigo científico.

[4] Revisão sistemática da literatura: definição da questão de investigação, bases de dados, palavras-chave, critérios de inclusão/exclusão, avaliação da qualidade dos artigos, extração e síntese dos dados.

[5] Processo de escrita cientifica – planeamento de fases. Estrutura do trabalho académico (artigo, tese, dissertação, comunicação oral/poster): título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão, bibliografia. 

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Bento, T. (2014). Revisões sistemáticas em desporto e saúde: Orientações para o planeamento, elaboração, redação e avaliação. Motricidade, 10(2), 107-123.

Creswell, J. W. (2003). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage.

Gratton, C. (2004). Research methods for sport studies (Gratton, C.; Jones, I. ed.). New York: Routledge.

Hill, M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário (2º ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Moher David, Liberati Alessandro, Tetzlaff Jennifer, Altman Douglas G. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement BMJ 2009; 339 :b2535

Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2003). Manual de investigação em ciências sociais.Lisboa: Gradiva

Ralph L. Rosnow and Mimi Rosnow. (2006). Writing papers in psychology: a student guide to research reports, literature reviews, proposals, posters, and handouts. Australia; Belmont, CA : Thomson/Wadsworth.