Metodologia de Investigação I
1
2022-2023
02042031
Metodologia da Investigação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, tarefas individuais e em grupo específicas para os conteúdos leccionados. Leitura e análise critica de artigos científicos. Pesquisa em bases de dados especificas e utilização de software de gestão de referências bibliográficas. O processo de avaliação preconizado na unidade curricular promove o domínio aplicado das matérias abordadas, através da resolução de problemas e projeto.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de planeamento, sistematização e organização da investigação científica no contexto das ciências do desporto. Pretende-se dotar o aluno de conhecimentos sólidos da análise, interpretação e comunicação dos resultados, discutindo a sua relevância perante o estado atual do conhecimento no âmbito do treino desportivo, favorecendo uma melhor compreensão dos fenómenos do treino desportivo.
Ao concluir a unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: identificar os principais desenhos de estudos assim como as questões éticas e deontológicas que lhes estão associadas; conhecer e ser capazes de pesquisar nas principais bases de dados científicas organizando a literatura disponível de forma sistemática; manusear software de gestão de referências bibliográficas; conhecer o processo de escrita cientifica.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Método científico e sua aplicação às Ciências do Desporto; Questões de natureza ética da investigação; Desenhos de estudos (definições e classificação: Experimental/Quasi-experimental, Seletiva e Observacional.
[2] Realização de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados (Web of Science, Scopus, Pubmed, Sportdiscus); Utilização de software de gestão de referencias bibliográficas (EndNote, Mendley).
[3] Análise crítica de um artigo científico.
[4] Revisão sistemática da literatura: definição da questão de investigação, bases de dados, palavras-chave, critérios de inclusão/exclusão, avaliação da qualidade dos artigos, extração e síntese dos dados.
[5] Processo de escrita cientifica – planeamento de fases. Estrutura do trabalho académico (artigo, tese, dissertação, comunicação oral/poster): título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão, bibliografia.
Docente(s) responsável(eis)
Hugo Miguel Borges Sarmento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
Bento, T. (2014). Revisões sistemáticas em desporto e saúde: Orientações para o planeamento, elaboração, redação e avaliação. Motricidade, 10(2), 107-123.
Creswell, J. W. (2003). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage.
Gratton, C. (2004). Research methods for sport studies (Gratton, C.; Jones, I. ed.). New York: Routledge.
Hill, M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário (2º ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Moher David, Liberati Alessandro, Tetzlaff Jennifer, Altman Douglas G. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement BMJ 2009; 339 :b2535
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2003). Manual de investigação em ciências sociais.Lisboa: Gradiva
Ralph L. Rosnow and Mimi Rosnow. (2006). Writing papers in psychology: a student guide to research reports, literature reviews, proposals, posters, and handouts. Australia; Belmont, CA : Thomson/Wadsworth.