Desenvolvimento e Avaliação da Performance

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042020
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve conhecer: a estrutura e funcionamento do músculo em exercício, o seu metabolismo, fontes energéticas, regulação hormonal e neural do músculo em exercício , funcionamento do sistema cardiorrespiratório em exercício, a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos da fisiologia ao treino desportivo  e deve conhecer os princípios e protocolos de avaliação standard das vias energéticas.

Métodos de Ensino

O método de ensino é presencial nas três tipologias (teóricas, teórico-praticas e pratica laboratorial). Nas aulas teóricas o conteúdo é exposto sobre a forma de apresentação teórica com uso as novas tecnologias audiovisuais. Nas aulas teórico-praticas os alunos estão no laboratório e as explicações são dadas na presença dos equipamentos, nas aulas de prática laboratorial  os alunos estão no laboratório ou no terreno e tem tarefas de pratica laboratorial para concretizar.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os processões de adaptação específicos para cada um das vias energéticas. O aluno deve conhecer e saber fazer os principais protocolos de avaliação (terreno e laboratoriais) específicos para cada modalidade. compreender a influencia das variáveis climáticas no desempenho, saber como funcionam os processos de termorregulação, conhecer o impacto das condições climáticas adversas no desempenho desportivo e na própria saúde do atleta (frio, calor, humidade relativa, e pressão atmosférica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Adaptação e metabolismo energético

1.1 Adaptações ao Treino aeróbico e anaeróbico

2. Analise e  controlo da performance

2.1 Preparação pré-teste (laboratório e atleta)

2.2 Procedimentos gerais de avaliação

2.3 Procedimentos e etapas para a elaboração de protocolos de avaliação

2.4 O Uso de marcadores Bioquímicos na avaliação da performance

2.5 Estimativa da potência e da capacidade anaeróbica máxima dos atletas

2.6 Limiar anaeróbio e zonas de transição de lactato sanguíneo

2.7 Avaliação direta do metabolismo anaeróbio

2.8 Determinação do consumo máximo de oxigénio (Vo2 Max)

2.9 Avaliações laboratoriais / avaliações no terreno

3. Influências ambientais na Performance

3.1 Exercício em ambientes quentes e frios

3.2 Regulação da temperatura corporal

3.3 Respostas fisiológicas exercício no calor

3.4 Aclimatação para o exercício no calor

3.6 Respostas fisiológicas ao exercício no frio

3.7 Exercício na Altitude

3.8 Respostas fisiológicas à exposição à altitude.

Docente(s) responsável(eis)

Amândio Manuel Cupido Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Beattie K, Carson BP, Lyons M, Kenny (2016) The Effect of Maximal- and Explosive-Strength Training on Performance Indicators in Cyclists. International journal of sports physiology and performance 12(4):1-25

Beattie K, Kenny IC, Lyons M, Carson BP.Sports Med. (2014) The effect of strength training on performance in endurance athletes. Jun;44(6):845-65.

Kenney,W. Larry, Wilmore, Jack, Costill, David. (2015) Physiology of Sport and Exercise (6th Edition). Human Kinetics.

Muñoz-Martínez FA, Rubio-Arias JÁ, Ramos-Campo DJ, Alcaraz PE.Sports Med. (2017) Effectiveness of Resistance Circuit-Based Training for Maximum Oxygen Uptake and Upper-Body One-Repetition Maximum Improvements: A Systematic Review and Meta-Analysis. Dec;47(12):2553-2568

William D. McArdle, Frank I. Katch, Victor L. Katch (2015) Exercise  Physiology, Nutrition,Energy, and Human Performance, Eight Edition, Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.