Análise e Dimensionamento ao Fogo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02005016
Área Científica
Mecânica Estrutural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática; Álgebra Linear; Mecânica dos Materiais; Teoria de Estruturas.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (30 horas) com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de alguns exercícios práticos que preencham todas as necessidades de enquadramento dos alunos para com a matéria. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (22,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos as bases teóricas para segurança de estruturas metálicas e mistas aço-betão em situação de incêndio, exercícios práticos de acordo com os Eurocódigos 1, 3 e 4, parte 1-2.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Legislação Nacional

2. Dinâmica do fogo e “Dimensionamento ao fogo baseado no desempenho”

Deflagração, desenvolvimento e propagação de incêndios; Carga de incêndio; Factor de abertura; Acções térmicas em estruturas expostas ao fogo (EC1-1.2); Dimensionamento ao fogo baseado no desempenho.

3. Dimensionamento ao fogo de estruturas metálicas e mistas

Domínios de verificação; Acções mecânicas em estruturas em situação de incêndio; Propriedades térmicas do aço e do betão; Evolução da temperatura em elementos de aço protegidos e não protegidos; Cálculo estrutural ao fogo para estruturas de aço (EC3-1.2): tracção, compressão, flexão, estabilidade lateral torsional de vigas, ligações; Cálculo estrutural ao fogo para estruturas mistas (EC4-1.2): conectores de esforço transverso; lajes mistas, vigas mistas e pilares mistos.

4. Sistemas activos e passivos de protecção ao fogo.

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

a) Jean-Marc Franssen and Paulo Vila Real, "Fire Design of Steel Structures", ECCS press, 2010.

Bibliografia adicional:

b) Franssen J-M, Kodur V, Zaharia R, (2009). Designing steel structures for fire safety, Taylor and Francis, The Netherlands.

c) Buchanan, A.H. (2002). Structural Design for Fire Safety, John Wiley & Sons, Ltd.