Gestão de Riscos

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02041672
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Analise Matemática, Estatística e Probabilidade.

Métodos de Ensino

Aulas presenciais de apresentação dos conceitos e metodologias de análise, aulas teórico-praticas de resolução autónoma de exercícios fornecidos em folhas de exercícios e desenvolvimento de monografia para apresentação oral a realizar no final das aulas.

Resultados de Aprendizagem

O principal objectivo da disciplina é fornecer ao estudante competências no domínio da modelação da incerteza em engenharia com base em conhecimentos adquiridos na área da estatística e probabilidades. Consolidar ainda os conhecimentos teóricos através do desenvolvimento de aplicações da teoria Bayesiana de Decisão, construção e análise de árvores de eventos e avaliação de risco em engenharia. Identificar vários tipos de riscos naturais e tecnológicos e desenvolvido uma monografia sobre a análise e avaliação de um desses riscos.

Estágio(s)

Não

Programa

Tipos de análise de risco. Conceitos de resiliência, robustez e vulnerabilidade. Metodologias de análise. Abordagens qualitativas e quantitativas. Tipos de riscos e exemplos de probabilidades de ocorrência: naturais, ecológicos, económicos, saúde humana, colapsos estruturais. Revisão dos conceitos de probabilidades e estatística. Regra de Bayes para cálculo de probabilidades. Modelação da incerteza em engenharia. Variáveis aleatórias. Distribuições estatísticas exactas e assimptóticas. Processos estocásticos. Classificação de Gumbel Estatísticas de extremos. Construção de modelos em engenharia. Selecção de distribuições estatísticas e estimação dos parâmetros.Teoria Bayesiana de Decisão. Árvore de eventos. Análises a-priori e a-posteriori.Avaliação de risco em engenharia. Identificação de cenários de risco, representação sistémica, probabilidades e consequências.Gestão do risco: formulação do problema, avaliação/quantificação do risco, avaliação das opções e gestão do risco. Exemplos.

Métodos de Avaliação

Avaliação 1
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 60.0%

Avaliação 2
Exame: 100.0%

Bibliografia

Introdução computacional à probabilidade e estatística – António Pedrosa, Sílvio Gama, Porto Editora, 2004.

Risk and Safety in Civil, Surveying and envirionmental engineering – M.H.Faber, ETHZ, Switzerland.

Probability and statistics for engineering and the sciences – Jay L. Devore, Duxbury, USA, 2000

Prevenção e protecção das construções contra riscos sísmicos, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa, 2004.

Probability and Statistical Inference – Robert Hogg, Elliot Tanis, Prentice HallNew Jersey, 2001.

Probabilistic Risk Analysis: Foundations and Methods – Tim Bedford and Roger Cooke, Cambridge University Press, 2001.

Statistical Applications for Environmental Analysis and Risk Assessment - Joseph Ofungwu, Wiley, 2014.

Risk/benefit analysis in water resources planning and management - Yacov Haimes (Ed.), Plenum Press, 1980.