Marketing e Gestão Comercial
2
2021-2022
02041562
Economia e Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável – sendo uma disciplina de introdução ao marketing e gestão comercial não requer competências técnicas especializadas.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas combinando exposição oral para transmissão de conhecimentos com resolução de exercícios práticos. Os conteúdos são abordados de forma prática e interativa, com base em estudos de caso e desafios que são colocados aos alunos.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral é dotar os/as alunos/as de conhecimentos sólidos sobre marketing e gestão comercial, desde a criação de valor, à entrega de valor e à comunicação, com enfoque nas diferenças e semelhanças entre negócios B2C e B2B.
No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de:
i) reconhecer o papel crucial do marketing e gestão comercial como fonte de alimentação da actividade empresarial;
ii) aplicar teorias e técnicas para planear e implementar estratégias de marketing;
iii) desenvolver acção comercial com vista ao fecho de negócios.
Estágio(s)
NãoPrograma
MÓDULO A – MARKETING
Fundamentos de gestão de marketing
Necessidades e pesquisa de mercado
Segmentação de mercado e posicionamento
Estratégia e planos de marketing
Gestão de canais de marketing, de vendas e distribuição
Gestão integrada da comunicação
MÓDULO B - GESTÃO COMERCIAL
Fundamentos de gestão e acção comercial
Processo e funil de vendas
Gestão do tempo
Gestão de clientes
Dinâmica das vendas
Vendas B2B e B2C
Unidade e processo de decisão dos clientes
"Unique Selling Proposition"
Processo e esferas de influência
Reunião de vendas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
[1] Kotler, P. & Keller, K.L. (2016). Marketing Management. Harlow, UK: Pearson Education.
[2] Vilhena, P. (2018). O livro secreto das vendas. Lisboa, Portugal: Sabedoria Alternativa.