Estratégia, Parcerias e Internacionalização
2
2021-2022
02041549
Economia e Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável – sendo uma disciplina de introdução à estratégia e direito empresarial não requer competências técnicas especializadas.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas combinando exposição oral para transmissão de conhecimentos com aprendizagem pelo fazer. Os conteúdos são abordados de forma prática e interativa, com base em estudos de caso e desafios que são colocados aos alunos. Destaca-se também o desenvolvimento de um projeto/trabalho prático em grupo.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral é dotar os/as alunos/as de conhecimentos sólidos sobre pensamento e análise estratégica. É dado especial relevo ao direito empresarial e à expansão internacional.
No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de:
i) Analisar o presente e o futuro do ambiente competitivo de negócios e identificar desafios empresariais;
ii) Aplicar conceitos e métodos para a formulação de estratégias empresariais e de negócios;
iii) Analisar e implementar parcerias empresariais;
iv) Planear a entrada em novos mercados.
Estágio(s)
NãoPrograma
MÓDULO A – ESTRATÉGIA
Ambiente de negócios: tendências, forças de mercado, forças da indústria e forças macro-económicas
Recursos e capacidades
Vantagens competitivas e posicionamento estratégico
Análise competitiva e de cadeia de valor
Estratégia de negócios: diferenciação, custo, e oceano azul
Estratégia empresarial: diversificação, integração vertical e desenvolvimento
Implementação e controlo
MÓDULO B - PARCERIAS
Formação e Gestão de Parcerias
Objectivos de parceria e pesquisa de parceiros empresariais
Noções básicas de direito da construção
Formas e contratos de parceria
Joint-venture, consórcios e ACEs
Concursos públicos
Parcerias público-privadas
MÓDULO C – INTERNACIONALIZAÇÃO
Motivações para a internacionalização
Mercados internacionais e globalização
Gerar a Internacionalização
Gerir a internacionalização.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
[1] Rothaermel, F.T. (2018). Strategic Management. New York, US: McGraw-Hill Education.
[2] Marcondes, F. (2019). Direito da Construção no Ambiente Internacional. Almedina Brasil.
[3] Valles, E. (2007). Consórcio, ACE e outras figuras. Coimbra, Portugal: Almedina.
[4] Daniels, J.D., Radebaugh, L.H. & Sullivan, D. (2019). International business: environments and operations. Harlow, UK: Pearson Education.