Estratégia, Parcerias e Internacionalização

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02041549
Área Científica
Economia e Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável – sendo uma disciplina de introdução à estratégia e direito empresarial não requer competências técnicas especializadas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas combinando exposição oral para transmissão de conhecimentos com aprendizagem pelo fazer. Os conteúdos são abordados de forma prática e interativa, com base em estudos de caso e desafios que são colocados aos alunos. Destaca-se também o desenvolvimento de um projeto/trabalho prático em grupo.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral é dotar os/as alunos/as de conhecimentos sólidos sobre pensamento e análise estratégica. É dado especial relevo ao direito empresarial e à expansão internacional.

 

No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de:

i) Analisar o presente e o futuro do ambiente competitivo de negócios e identificar desafios empresariais;

ii) Aplicar conceitos e métodos para a formulação de estratégias empresariais e de negócios;

iii) Analisar e implementar parcerias empresariais;

iv) Planear a entrada em novos mercados.

Estágio(s)

Não

Programa

MÓDULO A – ESTRATÉGIA

Ambiente de negócios: tendências, forças de mercado, forças da indústria e forças macro-económicas

Recursos e capacidades

Vantagens competitivas e posicionamento estratégico

Análise competitiva e de cadeia de valor

Estratégia de negócios: diferenciação, custo, e oceano azul

Estratégia empresarial: diversificação, integração vertical e desenvolvimento

Implementação e controlo

MÓDULO B - PARCERIAS

Formação e Gestão de Parcerias

Objectivos de parceria e pesquisa de parceiros empresariais

Noções básicas de direito da construção

Formas e contratos de parceria

Joint-venture, consórcios e ACEs

Concursos públicos

Parcerias público-privadas

MÓDULO C – INTERNACIONALIZAÇÃO

Motivações para a internacionalização

Mercados internacionais e globalização

Gerar a Internacionalização

Gerir a internacionalização.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

[1] Rothaermel, F.T. (2018). Strategic Management. New York, US: McGraw-Hill Education.

[2] Marcondes, F. (2019). Direito da Construção no Ambiente Internacional. Almedina Brasil.

[3] Valles, E. (2007). Consórcio, ACE e outras figuras. Coimbra, Portugal: Almedina.

[4] Daniels, J.D., Radebaugh, L.H. & Sullivan, D. (2019). International business: environments and operations. Harlow, UK: Pearson Education.