Projeto de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02041475
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Métodos Numéricos, Hidráulica, Hidrologia.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica das matérias, apresentação e discussão de exemplos de aplicação prática, resolução acompanhada de problemas, resolução autónoma. Aulas de orientação para realização do projecto. 

Resultados de Aprendizagem

Transmitir os conceitos e práticas adequadas ao Projecto, Planeamento, Operação e Gestão de Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais e Pluviais.

Avaliação e análise hidrologica e hidráulica, e respectivas disponibilidades hidricas.

Familiarização com modernas ferramentas informáticas de apoio ao projecto, bem como com os métodos e mecanismos de telemedição, telegestão e controlo.

Estágio(s)

Não

Programa

Análise, em grupos de trabalho, de problemas específicos relacionados com a Engenharia Hidráulica, nomeadamente Hidráulica Urbana e avaliação das disponibilidades Hídricas e potenciais utilizações.

A sustentabilidade técnica, económica e ambiental nas infra-estruturas de Hidráulica Urbana. Enquadramento Legal e Normativo. Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água (modelação dinâmica, modelação da qualidade, criação de um modelo, calibração). Sistemas Urbanos de Drenagem de Águas Residuais e pluviais (modelação e análise de escoamentos em superfície livre, instalações em sistemas de águas residuais).

Avaliação das disponibilidades hídricas e potenciais utilizações através da análise hidrológica de uma região.

Realização de um trabalho de projecto.

Docente(s) responsável(eis)

José Alfeu Almeida de Sá Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

SÁ MARQUES, Alfeu; SOUSA, Joaquim, 2018 - HIDRÁULICA URBANA – Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais, 4ª Edição, Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN 9789892616094

David Butler, Christopher James Digman, Christos Makropoulos, John W. Davie, Urban Drainage, 4th Edition, CRC Press, 2018.

Decreto Regulamentar nº23/95 de 23 de Agosto. Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Águas e de Drenagem de Águas.

João Reis Hipólito e Álvaro Carmo Vaz, Hidrologia e Recursos Hídricos, IST Press, 2011