Engenharia Sanitária

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02041222
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica dos Meios Contínuos, Hidráulica e Hidrologia.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica das matérias, apresentação e discussão de exemplos de aplicação prática, resolução acompanhada de problemas, resolução autónoma (pelos alunos) de um pequeno exemplo de um sistema de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais. Aulas de orientação para realização do projecto. A avaliação consiste em exame final e na  realização de um projecto. 

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos desta unidade curricular são transmitir os conceitos fundamentais da Hidráulica Urbana, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, na sua componente do Ciclo de Urbano de Utilização da Água. Assim o objectivo primordial será o da capacitação dos alunos para as tarefas de elaboração de Projectos na área do Saneamento Básico, sua avaliação, análise e discussão técnico-económica, bem como para a exploração de infra-estruturas dos diferentes componentes dos Sistemas de Saneamento Básico.

Pretende-se que, em relação aos tópicos abordados, os alunos desenvolvam competências de aprendizagem autónoma e de raciocínio crítico, e de análise e síntese, orientadas para a aplicação prática de conhecimentos teóricos que permitam a resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

Necessidades urbanas de água. Estudo de sistemas adutores, reservatórios, sistemas de distribuição, transitórios hidráulicos, simulação dinâmica de sistemas em pressão e de qualidade da água, sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais. Noções de tratamento de água e águas residuais.

Docente(s) responsável(eis)

José Alfeu Almeida de Sá Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

SÁ MARQUES, Alfeu; SOUSA, Joaquim, 2018 - HIDRÁULICA URBANA – Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais, 4ª Edição, Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN 9789892616094

David Butler, Christopher James Digman, Christos Makropoulos, John W. Davie, Urban Drainage, 4th Edition, CRC Press, 2018.

Metcalf e Eddy (2013), Wastewater Engineering: Treatment and Resource Recovery McGraw-Hill, 5th Edition, ISBN-10: 9780073401188

Célia Alves, (2010), Tratamento de Águas de Abastecimento, Publindústria,  ISBN: 9789728953461

TRIFUNOVIC, N., Introduction to Urban Water Distribution, Unesco-IHE Lecture Note Series, Taylor & Francis, 2006, ISBN-13: 978-0415395182

BETÂMIO de ALMEIDA, A. e KOELLE, E. – Fluid Transients in Pipe Networks. Computational Mechanics Publications, Elsevier Applied Science, 1992.

Decreto Regulamentar nº23/95 de 23 de Agosto. Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Águas e de Drenagem de Águas.