Gestão da Qualidade
1
2021-2022
02041166
Gestão e Comunicação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que o aluno tenha conhecimentos prévios de probabilidades e estatística.
Métodos de Ensino
Exposição teórica da matéria com recurso a slides e vídeos. Resolução de problemas recorrendo às ferramentas de controlo da qualidade. A resolução dos problemas é feita em grupo, com apoio do docente, potenciando a discussão entre os alunos acerca das abordagens a seguir para chegar aos resultados pretendidos.
Resultados de Aprendizagem
A qualidade é um dos principais factores que influenciam a aquisição de um número crescente de produtos e serviços – quer o cliente seja um indivíduo, uma empresa industrial ou uma organização pública. Assim, a compreensão dos conceitos associados à qualidade, à sua medição e controlo (ao nível do projecto e fabrico), são fundamentais para o sucesso das organizações.
Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram os fundamentos da gestão da qualidade, e que apreendam as ferramentas disponíveis para a sua implementação, medição e controlo, quer na fase de projecto, quer na fase de execução de um produto ou serviço. Pretende-se ainda que os alunos sejam capazes de desenvolver o conjunto de documentos necessários ao estabelecimento de um sistema formal de gestão da qualidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Definição e conceito de qualidade e sua importância no âmbito da engenharia.
2. Custos da qualidade.
3. Qualidade na fase de projecto – Quality function Deployment (QFD).
4. Análise modal de falhas e efeitos.
5. O controlo estatístico do processo (Inspecção; cartas de controlo).
6. As normas ISO 9000 e os sistemas formais de qualidade.
Docente(s) responsável(eis)
Vanessa Sofia Melo Magalhães
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Exame: 75.0%
Bibliografia
Slides e textos de apoio da disciplina.
Defeo, J. A. Juran’s. Juran’s Quality Handbook. The Complete Guide to Performance Excellence, 7ed., McGraw Hill Professional, 2016.
Evans, J. R. Quality and Performance Excellence, 6th ed.; Cengage Learning: Deli, Índia, 2012.
Montgomery, D. C. Introduction to Statistical Quality Control, 6rd ed.; John Wiley & Sons: Estados Unidos da América, 2009.
Duret, D.; Pillet, M. Qualidade na Produção: Da ISO 9000 ao Seis Sigma; LIDEL: Lisboa, Portugal, 2009.