Segurança de Processos Químicos

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02041076
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica Química; Dinâmica de Fluidos; Balanços Mássicos e Energéticos; Transferência de Calor; Introdução à Engenharia das Reações; Reactores Químicos; Modelação, Simulação e Optimização; Instrumentação e Controlo; Introdução à Estatística Industrial

Métodos de Ensino

Os tópicos são apresentados nas aulas e a sua aplicação é ilustrada com exemplos e exercícios. São utilizados diapositivos que são facultados aos alunos, bem como o quadro e giz. São visualizados e analisados nas aulas vídeos de segurança disponibilizados pela agência dos E.U.A. para a segurança de processos químicos (U.S. CSB). É  apresentado um exemplo de estudo de avaliação de risco disponível na bibliografia (CCPS, 1999), que proporciona uma visão integradora dos  conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

Compreensão de conceitos e fundamentos técnicos da segurança de processos químicos, e aplicação de metodologias para análise da sua segurança e perigos. As principais competências a desenvolver são: Competência em aplicar conhecimentos teóricos na prática. Capacidade de análise e síntese. Habilidade para formular e resolver problemas. Capacidade de raciocínio crítico. Preocupação pela qualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Índices estatísticos de acidentes. Percepção pública do perigo que representam os processos químicos. Casos  de desastres industriais. Processo químico inerentemente seguro. Introdução a modelos de dose e resposta Introdução à higiene industrial, controlo e avaliação da exposição a agentes tóxicos. Introdução à avaliação de perigos e de operacionalidade. Introdução a modelos de fontes de substâncias tóxicas e inflamáveis. Libertação de substâncias tóxicas e modelos de dispersão. Incêndios e explosões e sua prevenção. Introdução a equipamento de atenuação. Introdução à avaliação de riscos. Camadas de protecção num processo químico. Exemplos de investigações de desastres industriais.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel dos Santos Rocha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Crow, D. A.; Louvar, J. F. Chemical process safety: fundamentals with applications. 4th Ed., Prentice-Hall, NJ, 2019.

CCPS. Guidelines for Chemical Process Quantitative Risk Analysis. Center for Chemical Process Safety (CCPS), AIChE,Wiley, 1999.

CSB. Completed investigations - Videos and final reports on chemical accidents. U.S. Chemical Safety and Hazard

Investigation Board (CSB). http://www.csb.gov/investigations/ (assessed in July 2019)

Kletz, T. HAZOP and HAZAN - Identifying and Assessing Process Industry Hazards, 4th Ed., The Institution of Chemical Engineers, 2006.

Miguel, A. S. S. R. Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13ª Edição Porto Editora, Porto, 2014.