Projeto de Produto

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02041030
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Química -Física de Superfícies, Termodinâmica Química, Dinâmica de Fluidos, Transferência de Calor, Transferência de massa, Introdução à Engenharia das Reações; Reatores Químicos

Métodos de Ensino

Aulas tradicionais (mais expositivas), apresentação de casos de estudo, promoção de competências de resolução de problemas e visão sistemática de produtos e processos químicos, projecto desenvolvido por grupos de 5-7 estudantes, com orientação (reuniões curtas e apresentações).

Avaliação: teste individual (40%), projecto (60%).

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina, mais do que compreender todos os detalhes físico-químicos de um problema, o objectivo é aprender como projectar um novo produto químico, desde a leitura do mercado até à fase em que se equaciona o processo de fabrico. Esta aprendizagem faz-se praticando e também sustentando a prática nalguns conceitos e métodos de base, e ainda discutindo exemplos ilustrativos. Objectivos/competências mais específicos: reconhecer o domínio alargado de produtos químicos (moléculas, formulações e dispositivos); compreender as várias fases de um procedimento estruturado de projecto e conhecer as metodologias associadas; compreender o problema de projecto como a transposição entre diferentes domínios de representação do problema; compreender o problema de procura de materiais com propriedades pré-especificadas; aplicar estes conceitos e métodos a um problema concreto propondo um novo conceito de produto químico (projecto desenvolvido por grupos de 5-7 estudantes, sob supervisão).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução. Classes de produtos químicos: moléculas, formulações e dispositivos. Domínios de representação do problema de projecto. 2. Procedimentos estruturados de projecto e métodos associados. O modelo de Ulrich e Eppinger. Projecto conceptual e projecto detalhado. Etapas de projecto conceptual: identificação das necessidades dos clientes, tradução das necessidades em especificações de desempenho do produto, geração de conceitos, selecção de conceitos, teste e afinação do conceito, especificação detalhada do produto, integração produto/processo. 3. A função propriedade. Procura directa e procura inversa. Categorias de propriedades. Perspectiva geral de métodos de estimativa de propriedades de produtos moleculares. Relações quantitativas propriedades-estrutura. Métodos sistemáticos de geração/selecção de moléculas/produtos com base em optimização discreta. 4. Projecto desenvolvido por grupos de 5-7 estudantes, com supervisão.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Pedro Martins Bernardo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

- Cussler EL, Moggridge GD. Chemical Product Design. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press; 2011.

- Wei J. Product Engineering: Molecular Structure and Properties. Oxford: Oxford University Press; 2007.

- Wesselingh JA, Kiil S, Vigild ME. Design and Development of Biological, Chemical, Food and Pharmaceutical Products. Chichester, England: Wiley; 2007.

- Ulrich KT, Eppinger SD, Yang MC. Product Design and Development. 7th ed. New York: McGraw Hill; 2019.