Problema Integrado de Engenharia Química I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02041002
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica Química; Dinâmica de Fluidos; Balanços Mássicos e Energéticos; Programação e Métodos Numéricos; Transferência de Calor; Introdução à Engenharia das Reações; Reactores Químicos; Operações Sólido-Líquido; Transferência de Massa; Modelação, Simulação e Optimização; Processos de Separação; Efluentes Industriais e Ambiente; Instrumentação e Controlo; Gestão e Empreendedorismo; Projeto Integrador

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular assenta na formulação e estruturação de um problema de Engenharia Química, funcionando em grupos de 4-5 elementos, com reuniões tutoriais cada 2 semanas. A aprendizagem resulta da sistematização de conceitos em torno de um problema integrado de Engenharia Química. É promovida a interação activa com os docentes e conteúdos programáticos das outras unidades curriculares do Mestrado em Engenharia Química, como forma de motivação e fonte de exemplos de aplicação mais detalhados.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular assume um carácter de suporte no processo de aprendizagem dos conteúdos lecionados na diferentes unidades curriculares do Mestrado. Pretende-se proporcionar aos alunos uma oportunidade de integração de conhecimentos, através da sua aplicação a um problema concreto na área de Engenharia Química. São apresentadas aos estudantes algumas técnicas gerais de resolução de problemas, que poderão ser aplicadas para estruturar esta tarefa. A unidade curricular tem ainda como objectivo promover o funcionamento eficaz em equipas de 4-5 estudantes, com apoio tutorial de docentes de diferentes áreas do currículo.

Estágio(s)

Não

Programa

Estruturação do problema de Engenharia Química. Pesquisa bibliográfica, fontes de informação especializada, e estruturação da informação.

Técnicas gerais de resolução de problemas. Brainstorming. Seleção de conceitos.

Avaliação de oportunidade de negócio. Estudos de mercado.

Seleção de matérias primas e da tecnologia de base.

Docente(s) responsável(eis)

Lino de Oliveira Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

- Wittcoff, H.A., Reuben, B.G., Plotkin, J.S., Industrial Organic Chemicals, 3ª ed., John Wiley & Sons, New York, 2013.

- Heaton, C.A., The Chemical Industry, Blackie & Son Ltd., London, 1986.

- G.T. Austin, Shreve's Chemical Process Industries, 5ª ed., McGraw-Hill, New York, 1999.

- Wertz, J.L., Bédué, O., Lignocellulosic Biorefineries, EPFL Press, Lausanne, 2013.

- Turton, R.; Bailie, R. C.; Whiting, W. B.; Shaeiwitz, J. A. Analysis, Synthesis, and Design of Chemical Processes, 4ª ed., Prentice Hall International, Upper Saddle River, 2012.

- Seider, W. D.; Seader, J. D.; Lewin, D. R. Product & Process Design Principles: Synthesis, Analysis, and Evaluation, 4ª ed., John Wiley & Sons, New York, 2017.