Gestão da Melhoria de Processos

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02040951
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Tratamento de dados, Introdução à Estatística Industrial

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada numa combinação de aulas convencionais onde os temas são motivados e introduzidos, com apoio a diapositivos, vídeos e simulações (primeira fase), palestras de profissionais do sector (segunda fase) e visitas industriais (terceira fase). Durante este processo, os alunos consolidam os conhecimentos com projectos realizados em grupo, e relatórios de visitas. A avaliação terá uma componente decorrente dos trabalhos de grupo (~60%) e da avaliação no exame final (~40%).

Resultados de Aprendizagem

No decurso do curso em Engenharia Química, pouca referência é feita à actividade de melhoria do processo ou a procedimentos eficazes para diagnóstico e eliminação de problemas processuais. No entanto, melhoria de processos e “toubleshooting” são duas das principais actividades de um futuro Engenheiro Químico a operar num cenário industrial, as quais têm um impacto muito significativo na vida das empresas, nomeadamente na segurança das pessoas, nos seus resultados económico-financeiros e no impacto ambiental da sua actividade. Esta disciplina visa assim fornecer aos futuros engenheiros metodologias e ferramentas sistemáticas que os auxiliem nestas importantes actividades, bem como lhes proporcionar uma oportunidade para contactarem com profissionais envolvidos nestas actividades e com unidades industriais onde elas são implementadas.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1. Introdução à Gestão da Melhoria

Abordagens à melhoria de processos. Gestão de recursos humanos e o seu envolvimento na actividade de melhoria de uma empresa. Dinâmica de grupos. O Balanced scorecard. Definição de aspectos críticos para a organização e indicadores de desempenho. Selecção estratégica de projectos de melhoria. Análise de stakeholders. Iniciativas de melhoria de processos: Lean, Six-Sigma, Theory of Constraints (TOC).

 

Módulo 2. Gestão das Actividades de Diagnóstico e Resolução de Problemas

Metodologias para a detecção e diagnóstico de problemas em processos. A importância da selecção de informação e da sua adequada visualização. Metodologias sistemáticas de diagnóstico de problemas em equipamentos. A abordagem Lean Six-Sigma.

 

Módulo 3. Palestras de Profissionais e Visitas a Empresas

Implementação prática de sistemas de melhoria e “troubleshooting”. O perfil de um engenheiro de sucesso. Gestão de risco em empresas.     

Docente(s) responsável(eis)

Marco Paulo Seabra dos Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Exame: 40.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Reis, M.S., Estatística para a Melhoria de Processos – A Perspectiva Seis Sigma. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. ISBN: 978-989-26-1059-7. DOI: 10.14195/978-989-26-1060-3.

 

Kaplan,R.S., Norton, D.P., The Balanced Scorecard, Harvard Business School Press, Boston (MA) (1996).

 

Pizdek, T., The Six Sigma Handbook, Quarta Edição, McGraw-Hill (2014).

 

(Further specific bibliograpgy on Business Process Improvement will be recommended in the classroom)  

(Bibliografia específica em melhoria de processos de gestão será indicada  nas aulas)