Ciência e Tecnologia de Polímeros

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02040927
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Química Geral & Química Orgânica

Métodos de Ensino

Exposição oral – os conceitos teóricos serão explicado usado suportes audiovisuais (principalmente apresentações em powerpoint). Sempre que possível serão feitas algumas demonstrações nas aulas.

Aulas práticas – serão apresentados processos industriais e projectos de investigação em curso

Sessão dúvidas – sempre que os alunos o pretendem serão agendadas aulas para que possam esclarecer dúvidas

Seminários-  sempre que possível serão agendados seminários dados por pessoas de reconhecido valor nas áreas em causa.

Visitas de estudo a unidades industriais.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende fornecer aos alunos uma introdução a materiais poliméricos abordando as vertentes mais importantes que se centram nos métodos de síntese, caracterização e aplicação. Será efectuada uma ligação estreita entre a matéria leccionada e vários projectos de investigação a decorrer nesta área no DEQ. Os objectivos principais desta disciplina são: a aquisição de conhecimentos/competências básicas e específicas nas áreas de síntese de materiais poliméricos, segundo estrátegias de polimerização convencionais e avançadas; aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos/competências básicas e específicas em diversas técnicas de caracterização de materiais poliméricos ao nível estrutural, térmico e mecânico; a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos/competências básicas e específicas no estabelecimento de relações lógicas entre as diferentes estruturas dos materiais poliméricos e as suas propriedades. 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao funcionamento da disciplina: objectivos; descrição da disciplina; metodologia de ensino e calendário; métodos e critérios de avaliação; definição de tarefas. Referências bibliográficas.

Introdução, Definições e Classificação de Polímeros. Síntese de materiais poliméricos; mecanismos de polimerização. Métodos de síntese avançada de polímeros (RDRP e “Click Chemistry”). Síntese de estruturas complexas. Processos de polimerização. Produção Industrial de polímeros. Copolimerização; Métodos de modificação de polímeros. Biopolímeros (exemplos, aplicações, métodos de modificação); Polímeros Inteligentes (exemplos, aplicações em nanotecnologia). Análise estrutural de polímeros (RMN, FTIR e Maldi-TOF). Determinação de pesos moleculares e sua distribuição. Propriedades térmicas de polímeros (DMTA). Aula práticas (demonstração de processos industriais - “Scale-down e caracterização estrutural, térmica e mecânica de polímeros). Seminário(s) dado(s) por orador(es) convidado(s).

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Fernando Jordão Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Stevens, M.P. Polymer Chemistry - An Introduction. 3rd ed, Oxford University Press, 1999.

Fried, J.R. Polymer Science and Technology, 3rd ed. Prentice Hall PTR, 2014.

Cowie, J.M.G.; Arrighi, A. Polymers: Chemistry and Physics of Modern Materials, 3rd edition, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2008.