Ciência e Tecnologia da Pasta

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02040916
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º ciclo na área de Engenharia Química ou Química Orgânica, Química Analítica, Balanços Mássicos e Energéticos, Dinâmica de Fluidos, Transferência de calor, Transferência da Massa, Introdução aos Materiais e Caracterização, Processos de Separação, Operações Sólido-Líquido    

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são apresentados conceitos teóricos e situações reais transmitidas por professores e peritos da indústria. O veículo principal de exposição será a apresentação em ppt e discussão oral, prevendo-se também o recurso a filmes. São enunciados casos práticos que são discutidos e resolvidos na aula pelo aluno. São também propostos para resolução autónoma alguns casos que são posteriormente discutidos nas horas de contacto. Serão realizadas duas visitas de estudo: fábrica da Navigator/Soporcel e Raiz.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer a importância da Indústria da Pasta e a sua relevância para a economia nacional; dominar os conceitos fundamentais relativos à composição e estrutura da madeira e fibras e a sua influência nas propriedades do papel; conhecer os principais processos de produção de pasta e entender as interligações fundamentais do ciclo produtivo e influência na sua sustentabilidade; conhecer as propriedades mais relevantes das pastas, os métodos usados na sua análise/quantificação e sua influência nas características dos papeis. Desenvolver as competências: domínio do conhecimento teórico, capacidade de adquirir conhecimento autonomamente, de integrar conhecimentos, entender a linguagem de outros especialistas, se adaptar a novas situações, comunicar conclusões, aplicar o conhecimento teórico nos trabalhos laboratoriais e na visita a uma fábrica do sector; pensamento independente e crítico; capacidade de síntese; preocupações de qualidade; preocupação com o desenvolvimento sustentável. 

Estágio(s)

Não

Programa

Panorama Mundial e Nacional das Indústrias da Pasta e do Papel; Florestas, Plantações e Bio-diversidade; Composição, Estrutura e Propriedades da Madeira e das Fibras; Processos de Produção de Pasta; Terminologia, conceitos específicos e sua aplicação; Manuseamento e Preparação de Madeiras; Produção de Pasta Crua; Química do cozimento Kraft; Produção de Pasta Branqueada; Química do Branqueamento; Processos de Recuperação de Químicos e Energia; Evaporação do licor; Caldeira de Recuperação; Caustificação e Forno de Cal; Sustentabilidade da Indústria da Pasta; Gestão Ambiental e de Resíduos; Cálculos e balanços relativos aos processos e equipamentos principais; Trabalhos laboratoriais sobre Branqueamento e Caracterização do Licor Branco (AA, AE, IS) e de Pastas (IK e Viscosidade); Visitas à linha de Pasta e à Recuperação e Energia de uma unidade industrial; Visita ao RAIZ.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Graça Videira de Sousa Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Frequência: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Handbook For Pulp and Paper Technologists (The SMOOK Book), 4th. Ed., TAPPI PRESS 2016

-Tran, H. (ed) Kraft Recovery Boilers, 3rd Ed., TAPPI Press, 2020

- Ek, M.; Gellerstedt, G.; Henriksson, G. (eds) Pulp and Paper Chemistry and Technology. Walter de Gruyter, Berlin, 2009. 4 vols.

- Gullichsen, J., Paulapuro; H. (eds) Papermaking Science and Technology Series, Finnish Paper Engineers’ Assoc. & TAPPI, Fapet Oy, Finland, 2000. vols. 6, 17, 19.

- Dence, C.W.; Reeve, D.W. (eds) Pulp Bleaching: Principles and Practice. Tappi Press, Atlanta, 1996.

- Sjostrom, E. Wood Chemistry. 2nd ed. Academic Press, N.Y. 2013.

- Carvalho, M. G. Efeitos de Variáveis de Cozimento nas Características Químicas de Pastas kraft de E. globulus. Universidade de Coimbra, 1999. Tese de Doutoramento.

- Ferreira, P. Estudos de Pasta Kraft de E. globulus – Características Estruturais e Aptidão Papeleira. Universidade de Coimbra, 2000. Tese de Doutoramento.

- Bajpai, P., Pulp and Paper Industry, Elsevier, 2016