Ciência e Tecnologia do Papel

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02040905
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Engenharia Química e Bioquímica; Química Orgânica; Termodinâmica Química; Balanços Mássicos e Energéticos; Dinâmica de Fluidos; Transferência de calor; Transferência de massa; Introdução aos Materiais e Caracterização;Operações Sólido-líquido; Processos de Separação

Métodos de Ensino

São lecionadas aulas teóricas, teórico-práticas, seminários e aulas práticas e de demonstração laboratorial. Nos módulos teóricos e nos seminários são apresentados conceitos teóricos e situações reais transmitidas por professores e peritos da indústria. O veículo principal de exposição será a apresentação/discussão oral acompanhada de diapositivos, mas também se utilizam filmes quando adequado. São também propostos para resolução autónoma alguns casos depois discutidos nas horas de contacto. São realizadas visitas a instalações fabris diferentes, e a laboratórios da indústria.     

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos: se apercebam da importância das indústrias do Papel e da Pasta; dominem os conceitos fundamentais da composição e estrutura das fibras papeleiras e sua influência nas propriedades do papel; conheçam os principais tipos de papéis; conheçam os principais componentes do papel (fibras, cargas e aditivos) e a sua função; conheçam a química do papel; conheçam as principais operações unitárias numa fábrica de papel (identificando os processos de transferência de massa, de energia e quantidade de movimento); assimilem os conceitos básicos de preparação da pasta, refinação, formação da folha, prensagem, secagem, tratamento da superfície e transformação; conheçam as propriedades mais relevantes dos papeis, os métodos usados na sua análise/quantificação e a importância do controlo da qualidade; efectuem cálculos associados às diferentes etapas do processo e principais equipamentos; identifiquem, em fábrica, as operações e equipamentos estudados.

Estágio(s)

Não

Programa

Panorama Mundial e Nacional das Indústrias do Papel e da Pasta; Composição, Estrutura e Propriedades das Fibras Papeleiras; Processos de Produção da Pasta; Máquina de papel; Química do Papel; Preparação de Pasta; Refinação; Cargas e Aditivos; Reciclagem, Destintagem e Lavagem das fibras; Formação e Estrutura da Folha; Prensagem; Secagem; Tratamentos de Superfície; Transformação do Papel; Tipos de Papeis e seu Fabrico; Controlo de Qualidade do Papel; Sustentabilidade da Indústria do Papel; Terminologia, conceitos específicos e sua aplicação; Cálculos e balanços dos sectores principais do fabrico; Trabalhos laboratoriais sobre tratamentos, características e utilização de papeis; Visitas a fábricas de Papeis de impressão e/ou de Embalagem e e/ou “Tissues”.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Tavares Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- Paulapuro, H., Levlin, J., Soderhjelm, L. Papermaking Science and Technology. Finnish Paper Engineer’s Association; Technical Association of Pulp and Paper Industry, 20 books serie published between 1999 and 2001.

- Smook, G.A. Handbook for Pulp & Paper Technologists. 4th Ed. Angus Wilde Publications, Inc., Vancouver, 2016

- Borch, J., Lyne, M., Mark, R.E., Habeger Jr., C.C. Handbook of Physical and Mechanical Testing of Paper and Paperboard. 2nd Ed., Vol 2. Marcel & Dekker Inc., N. York, 2002.

- Sjostrom, E. Wood Chemistry. 2nd Ed., Academic Press, London, 1993

- Clark, J. d'A. Pulp technology and treatment for paper. , 2nd Ed.., Miller Freeman Publications, San Francisco, 1985.

- Casey, James. Pulp & Paper Chemistry and Chemical Technology. 3rd Ed. 4 Vols. Wiley-Interscience, N. York, 1981

- Klemm, D., Kramer, F.,  Moritz, S., Lindström, T., Ankerfors, M., Gray, D., Dorris, A.  Nanocelluloses: a new family of nature-based materials,  Angew. Chem. Int. Edit., 50, 5438-5466  (2011).