Projecto de Sistemas Mecânicos

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040826
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Resistência de Materiais, Mecânica Aplicada I, Mecãnica Aplicada II, Mecanica das Estruturas, Comportamento Mecânico de Materiais, Introdução ao Projecto Mecânico, Orgãos de Máquinas

Métodos de Ensino

 As aulas são essencialmente orientadas para a realização dos trabalhos de projecto do sistema mecânico proposto através de enunciados concretos. Os alunos integram-se em grupos de trabalho constituídos por dois alunos. Por conseguinte, as aulas funcionam em regime tutorial, onde se procura que todos os grupos de alunos tenham uma participação activa.Uma parte significativa dos trabalhos terá que ser levada a cabo fora dos tempos lectivos. Durante a realização do projecto o docente faz o acompanhamento dos trabalhos através do esclarecimento de dúvidas e orientação do alunos.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina têm a finalidade de dar ao aluno uma visão global do projeto mecânico, integrando e aplicando as noções adquiridas nas diferentes disciplinas do curso e procurando dar uma visão dos problemas da profissão do engenheiro mecânico de projeto. Nesse sentido é proposto aos alunos o projeto de um sistema mecânico de média complexidade. Pretende-se que alunos dimensionem ou selecionem todos os componentes do sistema, recorrendo a ferramentas analíticas e numéricas. No final devem apresentar em relatório escrito e um caderno de desenhos de conceção e de fabrico. As principais competências a adquirir são:

- Projetar um sistema mecânico de média complexidade;

- Utilização de software de modelação, análise por elementos finitos e de seleção/dimensionamento de transmissões mecânicas;

- Utilização de códigos de projeto e de normas internacionais de materiais e produtos;

- Capacidade de trabalho em equipa;

- Comunicar um projeto: relatório escrito e apresentação oral.

Estágio(s)

Não

Programa

Realiza-se um trabalho de projeto total ou parcial de sistemas mecânicos (por exemplo: equipamentos de elevação e transporte, veículos, máquinas ferramentas, equipamento para a agricultura e silvicultura, equipamentos para fins especiais, etc.), sendo alguns sugeridos pela indústria ou outras entidades. No início são apresentados enunciados do trabalho a desenvolver, identificando a função do equipamento e as suas principais características técnicas. O aluno começa por fazer uma revisão do estado da arte integrando informação de fabricantes, artigos técnicos e científicos, e patentes. No âmbito do projeto será necessário dimensionar/selecionar os componentes mecânicos, estruturais e outros órgãos, como por exemplo, atuadores elétricos. No final é produzido um relatório escrito do tipo memória descritiva e justificativa, e um caderno com os desenhos de montagem, de fabrico e listas de peças e de materiais.

Docente(s) responsável(eis)

José Domingos Moreira da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

A consulta de bibliografia necessária à realização do projeto faz-se através de diversas fontes: livros, normas, patentes, catálogos e revistas científicas. A bibliografia de referência é a seguinte:

- C.M. Branco, J.A.M. Ferreira, J.D.M. Costa e A. Ribeiro “Projecto de Orgãos de Máquinas”, 3ª Ed. Fundação C. Gulbenkian, 2008.

- FEM, Rules for the design of hoisting appliances (8 booklets – 1998)

- EN 1993-1-1:2005, Eurocode 3, Design of Steel Structures; Part 1-1 – General Rules and Rules for Buildings, 2005.

- EN 1993-1-9:2005, Eurocode 3: Design of steel structures - Part 1-9: Fatigue, 2005

- G. E. Dieter, Linda C. Schmidt, Engineering Design, McGraw-Hill International Editions, New York, 2013.

- J.E. Shigley, C.R. Mischke, R.G. Budynas, Projeto de engenharia mecânica, 7ª ed. - Porto Alegre: Bookman, 2005.

- G. Henriot, Traité Théorique et Pratique des Engrenages, 6ª ed, 1979. 

- G. Niemann, Elementos de Máquinas, Editora Edgard Blucher Lda, São Paulo, Brazil, 2000.