Orgãos de Máquinas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040747
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Resistência de Materiais I e II, Mecânica Aplicada, Ciência e Engenharia dos Materiais, Comportamento Mecânico de Materiais, Introdução ao Projecto Mecânico

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico e teórico-prático. Nas aulas teóricas expõem-se os conceitos fundamentais sob a forma de conferências com recurso a transparências e meios multimédia. Nas aulas teórico-práticas aplicam-se os conceitos ministrados nas aulas teóricas através da discussão de alguns problemas resolvidos e previamente disponibilizados aos alunos, procurando-se que os alunos tenham uma participação activa.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de um conhecimento vasto de capacidade de cálculo de componentes mecânicos em projectos que envolvam transmissões de potência ou energia em regimes contínuo e transitório. São apresentados métodos de cálculo para elementos das principais transmissões mecânicas. No final da disciplina, o aluno será capaz de: seleccionar o tipo de transmissão mais adequado às condições de serviço particulares de um determinado caso; fazer o dimensionamento simplificado de elementos de engrenagens de rodas cilindricas e de parafuso sem fim baseado em métodos analíticos; fazer a selecção completa por catálogo de elementos dos vários tipos de transmissões mecânicas flexíveis.

Estágio(s)

Não

Programa

Transmissões mecânicas: Características gerais e selecção de transmissões mecânicas - critérios de selecção de transmissões. Análise comparativa dos principais tipos de transmissões.

Projecto de transmissões por correias. Geometria. Pormenores construtivos e de montagem. Modos de ruína Estudo dinâmico.

Projecto de transmissões por corrente de rolos. Nomenclatura e relações geométricas. Análise cinemática.. Montagem e manutenção. Análise de esforços.

Transmissões por engrenagens. Engrenagens cilíndricas: superfícies primitivas e superfícies de dentado, nomenclatura e relações geométricas, estudo do engrenamento, escorregamento, interferência, correcção de dentado. Engrenagem parafuso sem fim/roda helicoidal: superfícies primitivas, vocabulário, simbologia e relações geométricas. Análise dinâmica. Rendimento. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima da Costa Paulino

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

- C.M. Branco, J.A.M. Ferreira, J.D.M. Costa e A. Ribeiro “Projecto de Orgãos de Máquinas”, Ed. Fundação C. Gulbenkian, 2008.

- R. C. Juvinal, K. M. Marshek, “Fundamentals of Machine Component Design”, Ed. John Wiley & Sons, 1991.

- J. R. Shigley, C. R. Mischke, “Mechanical Engineering Design”, McGraw-Hill International Edition, 1989.

- R. L. Norton, “Machine Design – an Integrated Approach”, Ed. Prentice Hall Inc., 1996.

- G. Henriot, Traité Théorique et Pratique des Engrenages, Vol. 1 “Théorie et Technologie”, 6ª ed, 1979.

- Manual de Projecto de Correias Trapezoidais nº E2/20070, Gates, 1999.

- Manual de Projecto de Correias Dentadas nº E2/20099, Gates, 1999.

- Catálogo de Correntes Refª REN8/ENG/17/98/5K/2, 1998, Renold Power Transmission Limited, 1998.

- International Standard 6336/2006, Calculation of Load Capacity of Spur and Helical Gears.

- BS721 – British Standard Specification for Worm Gearing, part 2, Metric Units, Britich Standard Institution, 1993.