Economia Circular

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040725
Área Científica
Competências Transversais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá possuir conhecimentos de base em termodinâmica. São recomendados também conhecimentos básicos de Conversão e Gestão de Energia, assim como de Economia e Análise de Custos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (T): Exposição teórica da matéria estimulando o pensamento crítico.

Aulas teórico práticas (TP): Resolução de exercícios, exposição e discussão de temas em debate e de exemplos de Economia Circular.

Avaliação por exame final (100%). 

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam compreender e discutir o potencial da Economia Circular, enquanto conceito estratégico que assenta na prevenção, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, para substituir o conceito de “fim-de-vida” da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação.

Pretende-se o desenvolvimento de competências para compreender conceitos, estratégias e ferramentas metodológicas, numa perspetiva integrada, sistémica e interdisciplinar, promovendo a discussão e análise crítica, tais como o conceito de Economia Circular e a relevância de pensar em termos de “Ciclo de Vida”. Pretende-se dotar ainda os alunos das bases necessárias para resolver exercícios e analisar exemplos reais e casos de estudo, que evidenciem como a economia circular é um elemento-chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação tradicionalmente considerada como inexorável..

Estágio(s)

Não

Programa

- Economia Circular (EC): Introdução, conceitos e perspetiva histórica. Estratégias e ferramentas.

- Novos modelos de negócios e de produção (promovendo a eficiência energética e de materiais e a valorização de subprodutos e resíduos). Eco-parques e simbiose industrial.

- Avaliação de ciclo de vida e Ecodesign: metodologia e aplicações. Avaliação de Fluxos de Materiais.

- Economia de performance, focada na preservação e valorização do capital natural, promovendo a criação de valor e a sustentabilidade. A relevância da extensão do ciclo de vida (reutilização, remanufactura, recondicionamento. A servitização e a desmaterialização.

- Economia Circular e bioeconomia. Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal e a estratégia europeia.

Docente(s) responsável(eis)

Fausto Miguel Cereja Seixas Freire

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

FCT (2019) Agenda Temática de Investigação e Inovação Economia Circular, FCT, Lisboa 

Grupo Interministerial Economia Circular (2018) Liderar a Transição: Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal 2017-2020.

European Environment Agency (2018). The circular economy and the bioeconomy. Partners in sustainability. EEA Report No 8/2018.

European Environment Agency (EEA). (2017). Circular by design: Products in the circular economy. EEA Report No 6/2017.

Stahel, W. (2020) The Circular Economy. A User's Guide. Routledge

Stahel, W. and Clift, R. (2016) Stocks and Flows in the Performance Economy. Chapter 7 in "Taking Stock of Industrial Ecology” Edited by Clift, R & Druckman, A. Springer