Estágio Anual

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040671
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º ano do Curso de Mestrado em Psicologia Organizacional | 2º ciclo

Métodos de Ensino

O estágio baseia-se em metodologias ativas (observação e participação nas atividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efetuada pela FPCE, sob a forma de seminários e orientação tutorial, assume também uma natureza ativa, implicando a apresentação e discussão de casos/problemas, bem como a partilha de aprendizagens adquiridas no estágio pelo grupo de mestrandos.

Resultados de Aprendizagem

O estágio constitui um momento de ensino-aprendizagem privilegiado na construção da identidade e do perfil profissional. Através de uma prática pré-profissionalizante, o estágio tem como finalidades: promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das competências requeridas para uma ação eficaz e ética de um Psicólogo Organizacional; proporcionar a articulação da teoria/conhecimentos com a prática; favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário. No final da sua formação, para além das competências específicas na área, o estagiário deverá apresentar competências gerais: Instrumentais, referentes à organização do trabalho; Interpessoais, relacionadas com a capacidade de interagir com os outros; Sistémicas, relacionadas com a abordagem de diferentes contextos e situações de modo a compreender a sua complexidade e diversidade; Outras (e.g., assiduidade, pontualidade, capacidade de adaptação à mudança, aprender e aperfeiçoar-se continuamente)     

Estágio(s)

Sim

Programa

Os estudantes podem realizar várias atividades em diferentes áreas de uma mesma organização ou optar por realizar o estágio em 2 diferentes organizações. De acordo com a especificidade dos estágios, neste campo reportam-se mais atividades do que conteúdos programáticos.

1.Elaboração de um projeto de estágio/definição de áreas de interesse;

2.Integração na Organização e equipa de trabalho;

3.Negociação e implementação de Plano(s) de Ação;

4.Participação nas reuniões semanais para apresentação e resolução de problemas e análise de casos; discussão e reflexão sobre o trabalho realizado;

5.Elaboração de Relatórios de Progresso (sínteses mensais);

6.Execução de tarefas e/ou realização de estudos propostos pela Organização, sob a supervisão dos Orientadores;

7.Aprendizagem e utilização de métodos e técnicas de intervenção nas organizações;

8.Organização de ações de cariz formativo que contribuam para a afirmação da área em que se insere o estagiário e sejam congruentes com a escolha dele.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano lectivo: 100.0%

Bibliografia

Todos os recursos bibliográficos considerados indispensáveis para a realização do estágio e para a elaboração do relatório de estágio serão fornecidas durante o ano, de acordo com as necessidades específicas de cada estágio e solicitações dos estagiários, por cada orientador. O responsável pela coordenação de estágios disponibilizará, a cada ano, na Plataforma NONIO, os modelos: Normas e critérios para a avaliação contínua e final dos estágios; Normas para a elaboração do Relatório das Atividades de Estágio; Modelos de Relatórios-Síntese mensais; Questionário de auto-avaliação final (estagiário); Questionário de Avaliação Final Tutor Académico (orientador); e Questionário de Avaliação Final Tutor Organizacional (empresa/organização).