Mudança e Desenvolvimento Organizacional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040646
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, no entanto, alguns conhecimentos da área da Psicologia do Trabalho e das Organizações.

Métodos de Ensino

Em articulação com os objetivos definidos para esta disciplina e com o sistema de avaliação em curso, utilizar-se-ão métodos de ensino centrados nos discentes e que exigem de todos uma atitude de grande envolvimento e participação. Assim, terão lugar trabalhos individuais e de grupo, sessões de role-play, apresentações em sala de aula, discussões e reflexões em pequenos e grandes grupos. Estão planeadas sessões com convidados e visitas de estudo, visando uma maior aproximação à intervenção e mudança nas organizações em questões relacionadas com as temáticas estudadas.

Resultados de Aprendizagem

Principais objetivos:

- Identificar os diferentes tipos de mudança organizacional.

- Identificar diferentes variáveis determinantes do processo de mudança nas organizações e discutir o seu impacto naquele processo.

- Indicar fatores associados com a resistência à mudança.

- Reconhecer, explicar e discutir criticamente abordagens, métodos e técnicas relativos à mudança e ao desenvolvimento organizacional. 

Estágio(s)

Não

Programa

1.Mudança Organizacional: conceito; tipos, abordagens e modelos sobre a Mudança; agentes e alvos da Mudança, forças impulsoras e de resistência à mudança.

2.A Resistência à Mudança: causas, tipos de resistência à mudança; Métodos e técnicas de gestão da resistência à mudança.

3.A Gestão da Mudança: modelos de mudança planeada; técnicas de Gestão da Mudança: Excelência e Outsourcing, Empowerment & TQM; Downsizing e Reengenharia, Benchmarking, Just-in-Time e Lean Production.

4.Mudança e Desenvolvimento organizacional: Campo, definições, valores, diferentes tipos de Intervenções e Investigação em DO.

5. Mudança organizacional: multiculturalismo e pensamento global (incluindo a capacidade de interagir com outras culturas; gerir diferenças aos diferentes níveis e realidades nacionais e internacionais)

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de grupo sobre um tema do programa que deverá ser estruturado sob a forma de artigo e apresentado numa aula com recurso ao Powerpoint ou outro(s) programa(s): 50.0%

Bibliografia

Abudi, G. (2017). Implementing positive organizational change: A strategic project management approach. J. Ross Publishing

Anderson, D. L. (2017). Organizational development: the process of leading organizational change (4th Edition). Sage

Burke, W. (2014). Organizational Change: Theory and practice. Teachers College, Columbia University, (4th Edition). SAGE

Cameron, E. & Green, M. (2015). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change (4th Edition). Kogan Page

Cawsey, T., Deszca, G., & Ingols, C. (2016). Organizational Change: An action-oriented toolkit. Sage

Cummings, T., & Worley, C. (2015). Organizational Development and change (10th Edition).Cengage Learning

Lewis, L. (2019). Organizational Change: Creating change through strategic communication. Wiley Blackwell

Noumair, D., & Shani, A. (2016). (Ed.). Research in Organizational Change and Development (Vol. 24). Emerald