Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos
1
2023-2024
02040635
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia das Organizações
Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos
Psicologia e Gestão dos Recursos Humanos
Métodos de Ensino
Exposições. Debates. Atividades individuais e em grupo (e.g., estudos de caso, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em instrumentos). A simulação de uma sessão de formação ministrada por cada estudante (também responsável pela sua concepção e desenvolvimento), constitui, no contexto dos métodos ativos a adotar na unidade curricular, a estratégia central, tendo em vista o reforço do "aprender-fazendo".
Resultados de Aprendizagem
No final, os estudantes deverão ser capazes de:
1.Definir Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) e nele enquadrar o sistema de Formação e Desenvolvimento (FD)
2.Definir FD e explicitar o seu papel, importância e objetivos
3.Indicar e explicar alguns fatores que influenciam a FD
4.Identificar benefícios da FD, bem como estratégias para a otimizar
5.Reconhecer e caracterizar os subsistemas da FD
6.Explicar como as necessidades de formação se relacionam com os objetivos definidos e indicar estratégias, métodos e instrumentos de diagnóstico de necessidades de formação
7.Planear, conceber, implementar e avaliar programas de formação, recorrendo a diferentes tipos de formação, métodos, técnicas e instrumentos, em função das suas vantagens e inconvenientes
8.Identificar e discutir o papel de algumas variáveis relevantes do processo de transferência da formação
9.Discutir como a FD pode evoluir no futuro, identificando desafios e tendências atuais
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O Sistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)
1.1. Conceito de DRH e sua natureza estratégica
1.2. Níveis de análise e de intervenção
2. O sistema de Formação e Desenvolvimento (FD)
2.1. Conceito, papel e objetivos da FD nas organizações
2.2. Perspetivas e abordagens
2.3. Fatores que influenciam a FD
2.4. Benefícios da FD para os indíviduos, grupos, organizações e sociedade
3. A FD como processo cíclico e seus subsistemas
3.1. Análise, planeamento/desenvolvimento, conceção, implementação e avaliação: modelos, métodos, técnicas e instrumentos
3.2. A transferência da formação
4. Desafios contemporâneos à FD
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 40.0%
Definição, Concepção e Execução de Sessão de Formação: 60.0%
Bibliografia
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