Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040635
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia das Organizações

Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos

Psicologia e Gestão dos Recursos Humanos

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Atividades individuais e em grupo (e.g., estudos de caso, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em instrumentos). A simulação de uma sessão de formação ministrada por cada estudante (também responsável pela sua concepção e desenvolvimento), constitui, no contexto dos métodos ativos a adotar na unidade curricular, a estratégia central, tendo em vista o reforço do "aprender-fazendo". 

Resultados de Aprendizagem

No final, os estudantes deverão ser capazes de:

1.Definir Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) e nele enquadrar o sistema de Formação e Desenvolvimento (FD)

2.Definir FD e explicitar o seu papel, importância e objetivos

3.Indicar e explicar alguns fatores que influenciam a FD

4.Identificar benefícios da FD, bem como estratégias para a otimizar

5.Reconhecer e caracterizar os subsistemas da FD

6.Explicar como as necessidades de formação se relacionam com os objetivos definidos e indicar estratégias, métodos e instrumentos de diagnóstico de necessidades de formação

7.Planear, conceber, implementar e avaliar programas de formação, recorrendo a diferentes tipos de formação, métodos, técnicas e instrumentos, em função das suas vantagens e inconvenientes

8.Identificar e discutir o papel de algumas variáveis relevantes do processo de transferência da formação

9.Discutir como a FD pode evoluir no futuro, identificando desafios e tendências atuais 

Estágio(s)

Não

Programa

1. O Sistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)

1.1. Conceito de DRH e sua natureza estratégica

1.2. Níveis de análise e de intervenção

 

2. O sistema de Formação e Desenvolvimento (FD)

2.1. Conceito, papel e objetivos da FD nas organizações

2.2. Perspetivas e abordagens

2.3. Fatores que influenciam a FD

2.4. Benefícios da FD para os indíviduos, grupos, organizações e sociedade

 

3. A FD como processo cíclico e seus subsistemas

3.1. Análise, planeamento/desenvolvimento, conceção, implementação e avaliação: modelos, métodos, técnicas e instrumentos

3.2. A transferência da formação

 

4. Desafios contemporâneos à FD

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Definição, Concepção e Execução de Sessão de Formação: 60.0%

Bibliografia

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Noe, R. A., Clarke, A. D. M., & Klein, H. J. (2014). Learning in the Twenty-First-Century Workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 245–275.

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Swanson,R. & Holton III,E.(2009).Foundations of Human Research Development.San Francisco:Berrett