Ergonomia e Fatores Humanos

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02040629
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, no entanto, alguns conhecimentos da área da Psicologia do Trabalho e das Organizações.

Métodos de Ensino

Em articulação com os objetivos definidos para esta disciplina e com o sistema de avaliação em curso, utilizar-se-ão métodos de ensino centrados nos discentes e que exigem de todos uma atitude de grande envolvimento e participação. Assim, terão lugar trabalhos individuais e de grupo, sessões de role-play, apresentações em sala de aula, discussões e reflexões em pequenos e com o grupo-turma. Estão planeadas sessões com convidados e visitas de estudo, visando uma maior aproximação à intervenção no trabalho e nas organizações, em questões relacionadas com as temáticas estudadas.

Resultados de Aprendizagem

Trata-se de uma disciplina dedicada à aprendizagem de teorias tecnológicas ou de mudança e de competências de intervenção no âmbito da Psicologia do Trabalho. No final da unidade curricular os estudantes deverão ter adquirido/desenvolvido competências de planificação, intervenção orientada para a pessoa (motivação, empowerment), intervenção direta orientada para a situação (ambiente de trabalho, work design), intervenção indireta e implementação de serviços. São também resultados de aprendizagem esperados: capacidades de autogestão, tratamento da informação, comunicação e trabalho em equipa.

Estágio(s)

Não

Programa

1.A Psicologia do Trabalho: emergência e objeto de estudo. Ergonomia e Fatores Humanos: emergência, história e objetivos: identificação e análise dos fatores do trabalho com impacto no desempenho e bem-estar dos colaboradores e na performance organizacional. Psicologia da saúde ocupacional: criação de espaços de trabalho promotores de bem-estar onde a produtividade e a saúde são compatíveis.

2.O Desenho do trabalho e as diferentes abordagens do Trabalho (e.g., Abordagem Sociotécnica, Humanização do Trabalho e Abordagem participativa e Integrada – Macro Ergonomia). Concepções acerca do Work Design: teorias motivacionais e questões técnicas do trabalho (tecnologia).

3.Abordagem integrada e os diferentes tipos de intervenção: Macro ergonomia e abordagem participativa.  

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de grupo sobre um tema do programa que deverá ser estruturado sob a forma de artigo e apresentado numa aula com recurso ao Powerpoint ou outro(s) programa(s): 50.0%

Bibliografia

Daniels, K., Gedikli, C., Watson, D., Semkina, A. & Vaughn, O. (2017).Job design, employment practices and well-being: A systematic review of intervention studies. Ergonomics, 60,1177–1196

Okolo, D., Suzilawati, K. & Ungku, N. (2019).Employing the Sociotechnical System Theory of Job Design for Technostress Intervention: An Integration of Technological and Social Job Characteristics. Change Management: An Inter. Journal,19(1),11–23

Parker, S., Morgeson, F. & Johns, G. (2017).One hundred years of work design research: Looking back and looking forward. Journal of Applied Psy., 102,403–420

Shorrock, S. & Williams, C. (2017). Human Factors and Ergonomics in Practice: Improving system performance and Human W-B in the real world. CRC Press

Tafvelin, S., Stenling, A., Lundmark, R. & Westerberg, K. (2019). Aligning job redesign with leadership training to improve supervisor support: a quasi-experimental study of the integration of HR practices. Europ J. of Work & Organizat. Psych., 28(1),74-84