Avaliação Organizacional: Modelos e Técnicas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040618
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de nível introdutório na área de especialização deste mestrado

Métodos de Ensino

Trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; simulações.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os estudantes deverão: 

. Conhecer e saber utilizar técnicas e instrumentos de avaliação organizacional;

. Possuir capacidades de diagnóstico e de avaliação no domínio das organizações;

. Ter desenvolvido um conjunto de competências nucleares para a realização do estágio e para o exercício das funções de psicólogo nas organizações (quer como consultor externo quer como consultor interno).

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Avaliação Organizacional

  1.1. Clarificação conceptual

  1.2. Distinção e articulação entre investigação e intervenção

  1.3. Dilemas éticos no exercício da consultoria

 

  2. Intervenção no domínio do diagnóstico/avaliação Organizacional

  2.1. Modelos de avaliação e níveis de análise

  2.2. Técnicas de recolha de informação

 

 3. Diagnóstico/avaliação organizacional em vários domínios

   (e.g., satisfação no trabalho, clima organizacional)

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Filipe Ferrão Fialho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de quatro trabalhos, de carácter obrigatório, ao longo do semestre (peso para a nota final: 25% cada): 100.0%

Bibliografia

Anderson, D. L. (2017). Organization Development: The process of leading organizational change (4rd Ed.). Sage.

Dimas, I., Alves, M., Lourenço, P. R., & Rebelo, T. (2016). Equipas de Trabalho: Instrumentos de Avaliação. Sílabo.

Fields, D. (2013). Taking the measure of work – A Guide to Validated Scales for Organizational Research and Diagnosis. IAP.

Harrison, M. (2005). Diagnosing organizations: Methods, Models and Processes (3rd Ed.). Sage.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código deontológico.

Robson, C. & McCartan, K. (2016). Real world research (4nd Ed.). John Wiley.

Rothwell, W., Stopper, A., & Myers, J. (Eds) (2017). Assessment and Diagnosis for Organization Development. CRC Press, Taylor & Francis.

Schein, E (1999). Process consultation revisited. Building the helping relationship. Addison-Wesley.