Estágio em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento
2
2021-2022
02040561
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deve ter concluído com sucesso o 1º ano do mestrado
Métodos de Ensino
O ensino baseia-se em metodologias ativas e promotoras do pensamento crítico: observação, treino e exercício autónomo da atividade profissional na Instituição de estágio; apresentação, discussão e reflexão sobre casos e temáticas na FPCEUC.
O estágio organiza-se em dois períodos:
- Preparação do estágio e integração na equipa e na prática psicológica (de outubro a dezembro), com apresentação de relatório intercalar em janeiro;
- Desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem previstas para o estágio (de Janeiro a Junho), com apresentação de relatório final
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno/estagiário tenha um contacto abrangente e diversificado com os diferentes domínios da prática psicológica, nos contextos em que se move o psicólogo da educação:1- Preparar os estudantes para actuarem em equipas multidisciplinares, adoptando uma abordagem multinível nos 3 principais domínios de intervenção do psicólogo da educação: intervenção precoce, NEE e desenvolvimento vocacional e de carreira;
2- Familiarizar-se com práticas de avaliação psicológica genéricas e protocolos específicos;
3- Adquirir estratégias de aconselhamento psicológico, capazes de promoverem o bem-estar das crianças, adolescentes e/ou adultos, em função dos contextos de actuação;
4- Participar na concepção e implementação de programas educativos individuais, planos de integração curricular, programas promoção da saúde e do sucesso escolar e projectos educativos e/ou de formação numa abordagem ecossistémica;
5- Elaborar relatórios de avaliação psicológica e emitir pareceres.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos estão ligados à prática do(a) psicólogo(a) da educação, nomeadamente:
1 – Avaliação psicológica em diferentes domínios: dificuldades específicas de aprendizagem da leitura, escrita e cálculo; sobredotação; perturbações do espectro autista; hiperactividade e problemas de atenção; deficiência mental; aconselhamento vocacional e de carreira; diagnóstico operatório e potencialidades do desenvolvimento;
2 – Concepção, implementação e avaliação de programas de intervenção baseados em evidências nos diferentes domínios de atuação (e.g. intervenção precoce, NEE, promoção do sucesso escolar e do bem-estar pessoal e organizacional, transições psicossociais; aconselhamento vocacional e de carreira);
3- Actuação em equipas multidisciplinares integrando e/ou propondo projectos de acção transdisciplinares que respondam com eficácia às necessidades da instituição de acolhimento;
4-Construção de uma identidade profissional assente em competências e princípios éticos.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Elaboração de relatório de estágio com apreciação por júri: 100.0%
Bibliografia
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC : American Psychological Association.
Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Retrived from: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/web_cod_deontologico_pt_revisao_2016.pdf
Grapin, S. & Kranzler, J. H. (2018). School Psychology: Professional Issues and Practices New York, NY: Springer.
Jimerson, S. R., Burns, M. K., & VanDerHeyden, A. M. (Eds.). (2016). Handbook of response to intervention: The science and practice of multi-tiered systems of support (2nd ed.). Springer Science + Business Media.
A bibliografia específica será indicada pelo orientador de acordo com as atividades de estágio desenvolvidas por cada aluno/a nas diferentes instituições de acolhimento. The bibliography will be indicated by the Academic Internship supervisor according to the activities developed by each student within the institutions .