Programas Psicoeducativos para a Promoção da Saúde Psicológica
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2022-2023
02040545
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Psicologia
Métodos de Ensino
Exposição, discussão, análise de recursos/programas apoiada em materiais físicos/recursos tecnológicos. Participação ativa dos estudantes na manipulação, exploração e utilização das diferentes ferramentas.
Resultados de Aprendizagem
• Concetualizar saúde numa perspetiva psicológica
• Identificar princípios e orientações teóricas subjacentes à intervenção para a promoção da saúde psicológica
• Distinguir modelos de intervenção
• Analisar as componentes estruturantes de um programa/plano/projeto/currículo:
Metas, finalidades, objetivos definidos com base em taxonomias
Conteúdos/processos psicológicos
Metodologias: destinatários e beneficiários; interfaces; recursos; procedimentos (localização em
espaços, calendarização, duração, …); atividades
Avaliação
• Conhecer programas de intervenção psicológica orientados para diferentes contextos, populações e problemáticas/necessidades
• Selecionar programas de intervenção psicológica ou neuropsicológica sustentados em evidências
• Dominar o uso de programas de intervenção, em função de objetivos de desenvolvimento e de aprendizagem ao longo da vida
• Integrar aprendizagens interdisciplinares, articulando conhecimentos adquiridos com a utilização prática de recursos
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos:
1.1 Saúde psicológica
1.2 Programa
1.3 Intervenção psicoeducativa
a. áreas de formação e capacitação pessoal, académica e profissional
b. modelos de intervenção
2. Dimensões de intervenção e funções do psicólogo da educação
2.1 Enquadramento legal
2.2 Orientações teóricas e metodológicas
3. Programas e Recursos para intervenção psicoeducativa, ao nível de:
a. prevenção: universal, seletiva e indicada
b. etapas do desenvolvimento ao longo da vida / ciclo vital numa perspetiva ecológica
c. domínios do desenvolvimento (cognitivo, afetivo, psicomotor, …)
d. processos de aprendizagem
e. competências gerais e/ou específicas:
e.1. O psicólogo agente na promoção de competências, de saúde e bem-estar
e.2. Promoção de competências do psicólogo
f. contextos formais e não-formais de intervenção
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Figueira, A.P.& Pinto, M.A. (2018). Consciência Metalinguística. Teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação e de intervenção. Oeiras: Psiclínica.
Figueira, A.P. & Pinto, M. (2019). A compreensão dos textos de problemas matemáticos: aspetos metalinguísticos e metacognitivos. Lisboa: Psiclínica.
Forman, S. et al. (2009). Evidence-Based Interventions in Schools: (…). School Mental Health 1, 26. https://doi.org/10.1007/s12310-008-9002-5
Latorre, A. & Navarro, C. (2002). Psicología escolar: programas de intervención. Málaga: Aljibe.
Maher, C., & Zins, J.(1987). Psychoeducational interventions in the schools: (…). New York: Pergamon.
Palacio, C., López, G., & Nieto, L.(2006). Qué es la intervención psicopedagógica: definición, principios y componentes. El Ágora USB Medellín-Colombia, 6(2), 215-226.
Rojo, V. et al. (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Editorial EOS.
Sanchiz Ruiz, M.L(2009). Modelos de orientación e intervenciónpsicopedagógica. Castelló: U.Jaume I