Programas Psicoeducativos para a Promoção da Saúde Psicológica

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040545
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Psicologia

Métodos de Ensino

Exposição, discussão, análise de recursos/programas apoiada em materiais físicos/recursos tecnológicos. Participação ativa dos estudantes na manipulação, exploração e utilização das diferentes ferramentas. 

Resultados de Aprendizagem

• Concetualizar saúde numa perspetiva psicológica

• Identificar princípios e orientações teóricas subjacentes à intervenção para a promoção da saúde psicológica

• Distinguir modelos de intervenção

• Analisar as componentes estruturantes de um programa/plano/projeto/currículo:

            Metas, finalidades, objetivos definidos com base em taxonomias

            Conteúdos/processos psicológicos

            Metodologias: destinatários e beneficiários; interfaces; recursos; procedimentos (localização em

     espaços, calendarização, duração, …); atividades

            Avaliação

• Conhecer programas de intervenção psicológica orientados para diferentes contextos, populações e problemáticas/necessidades

• Selecionar programas de intervenção psicológica ou neuropsicológica sustentados em evidências

• Dominar o uso de programas de intervenção, em função de objetivos de desenvolvimento e de aprendizagem ao longo da vida

• Integrar aprendizagens interdisciplinares, articulando conhecimentos adquiridos com a utilização prática de recursos

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos:

  1.1 Saúde psicológica

  1.2 Programa

  1.3 Intervenção psicoeducativa

     a. áreas de formação e capacitação pessoal, académica e profissional

     b. modelos de intervenção

2. Dimensões de intervenção e funções do psicólogo da educação

  2.1 Enquadramento legal

  2.2 Orientações teóricas e metodológicas

3. Programas e Recursos para intervenção psicoeducativa, ao nível de:

     a. prevenção: universal, seletiva e indicada

     b. etapas do desenvolvimento ao longo da vida / ciclo vital numa perspetiva ecológica

     c. domínios do desenvolvimento (cognitivo, afetivo, psicomotor, …)

     d. processos de aprendizagem

     e. competências gerais e/ou específicas:

        e.1. O psicólogo agente na promoção de competências, de saúde e bem-estar

        e.2. Promoção de competências do psicólogo

     f. contextos formais e não-formais de intervenção

 

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Figueira, A.P.& Pinto, M.A. (2018). Consciência Metalinguística. Teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação e de intervenção. Oeiras: Psiclínica.

 Figueira, A.P. & Pinto, M. (2019). A compreensão dos textos de problemas matemáticos: aspetos metalinguísticos e metacognitivos. Lisboa: Psiclínica.

 Forman, S. et al. (2009). Evidence-Based Interventions in Schools: (…). School Mental Health 1, 26. https://doi.org/10.1007/s12310-008-9002-5

 Latorre, A. & Navarro, C. (2002). Psicología escolar: programas de intervención. Málaga: Aljibe.

 Maher, C., & Zins, J.(1987). Psychoeducational interventions in the schools: (…). New York: Pergamon.

 Palacio, C., López, G., & Nieto, L.(2006). Qué es la intervención psicopedagógica: definición, principios y componentes. El Ágora USB Medellín-Colombia, 6(2), 215-226.

 Rojo, V. et al. (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Editorial EOS.

 Sanchiz Ruiz, M.L(2009). Modelos de orientación e intervenciónpsicopedagógica. Castelló: U.Jaume I