Metodologia e Estatística Aplicadas
1
2021-2022
02040539
Metodologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento da língua Portuguesa: Utilizador Independente (B1)
Métodos de Ensino
Privilegiam-se as abordagens centradas no aluno, embora o curso não dispense totalmente o uso de abordagens centradas no professor. No ensino teórico, por exemplo, o método expositivo está mais presente, ainda que complementado, quando apropriado, pelo uso de apresentações multimédia (e.g., aplicações estatísticas, vídeos). Nas seções com um componente mais prático usam-se preferencialmente métodos ativos e de demonstração, apelando-se ao trabalho colaborativo dos alunos (organizados em díades e/ou pequenos grupos) e incentivando o debate de ideias e a resolução coparticipada de tarefas.
Resultados de Aprendizagem
O principal objetivo desta unidade é promover uma visão integrada do processo de investigação em psicologia. Muito pragmaticamente espera-se que no final do processo de ensino-aprendizagem o estudante seja capaz de dominar diversas estratégias de investigação, selecionar os métodos estatísticos de análise adequados, e, ademais, obter, interpretar e comunicar os resultados num relatório adequado ao contexto (e.g., dissertação). Dito de outro modo, o estudante saberá articular as diversas fases do processo de investigação num todo coerente que culminará num novo contributo para o corpo de conhecimentos no domínio psicológico em que se insere a problemática estudada. Embora, exista uma maior enfâse nos métodos quantitativos, espera-se que o estudante compreenda os pressupostos, caraterísticas e algumas técnicas de investigação qualitativa. Espera-se ainda que o estudante saiba comportar-se na atividade de investigação de acordo com o código deontológico e ético do psicólogo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Investigação científica e estatística em Psicologia: Uma visão aplicada
2. Estratégias de investigação e fases dos projetos de investigação
3. Revisão da literatura e foco da investigação: Abordagens narrativas e meta-análise
4. Análise de dados computorizada: Implementação, utilização e interpretação
5. Utilização do inquérito para medição de variáveis latentes: Conceção e análise
6. Desenhos longitudinais e técnicas de análise de Dados Longitudinais
7. Métodos Avançados de análise de dados: Modelação de equações estruturais, análise multinível e moderação e mediação estatística
8. Investigação qualitativa em Psicologia: Pressupostos, características e técnicas de recolha e análise de dados
9. Disseminação da investigação: Redação do relatório/dissertação de investigação e análise crítica dos modos de produção do conhecimento científico
Docente(s) responsável(eis)
José Manuel Tomás Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Brace, N., Kemp, R., & Snelgar, R. (2016). SPSS for psychologists. London: Palgrave.
Brough, P. (2019) (Ed.). Advanced research methods for applied psychology. Abingdon, Oxon: Routledge.
Card, N. A. (2012). Applied meta-analysis for social science research. New York, NY: The Guilford Press.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo.
Howitt, D. (2016). Introducing qualitative research in psychology. Harlow: Pearson.
Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Harlow: Perason.
Hox, J. J. (2010). Multilevel Analysis: Techniques and applications. New York, NY: Routledge.
Hoyle, R. H. (2015). Handbook of structural equation modeling. New York, NY: The Guilford Press.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using multivariate statistics. Boston: Pearson/Allyn & Bacon
Vercruyssen, M. & Hendrick, H. W. (2012). Behavioral research and analysis. New York, NY: CRC Press.