Desenvolvimento e Intervenção no Adulto e Idoso
1
2023-2024
02040528
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É altamente recomendado que os alunos possuam conhecimentos sólidos em Psicologia do Desenvolvimento. Os alunos devem ter bom domínio da língua inglesa escrita, considerando que muita da bibliografia de apoio é em inglês.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Análise de textos sobre conceitos-chave da unidade curricular de desenvolvimento e intervenção no adulto e idoso.
Metodologias ativas com base em casos práticos apresentados através de textos escritos ou com recurso a materiais audiovisuais; reflexão e resolução de problemas, aplicando pensamemto crítico, a partir de questões concretas, em pequenos grupos seguida de partilha no grande grupo; estratégias de role-play.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende efectuar uma reflexão crítica sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento do adulto e do idoso. Deste modo, tem como grandes objectivos:
1. Analisar perspetivas interdisciplinares do desenvolvimento do adulto e do idoso.
2. Refletir criticamente sobre as mudanças biológicas, cognitivas, psicossociais e afetivas do adulto e do idoso.
3. Analisar os problemas principais dos adultos e idosos, como desemprego, precaridade, pobreza, isolamento, violência, suicídio, abuso de sustâncias, saúde mental.
4. Sistematizar as principais implicações psicológicas, societais e culturais resultantes do aumento da população idosa.
5. Demonstrar competências críticas, criativas e científicas para tomar decisões éticas e lógicas ao examinar
tópicos gerontológicos.
6. Aplicar os resultados da teoria e da investigação sobre o desenvolvimento adulto ao mundo real
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Teorias e Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta e à idade adulta avançada
2. Transição da adultez emergente para a idade adulta
3. Características da idade adulta
4. Mudanças físicas
5. Mudanças cognitivas
6. Continuidade e mudança na personalidade ao longo do curso de vida
7. Sabedoria, experiência e criatividade
8. Saúde e bem-estar
9. Relações sociais e de intimidade
10. Amor e família
11. Trabalho (desemprego), reforma e lazer
12. Transição para a reforma
13. Envelhecimento positivo
14. Problemas na idade adulta avançada: pobreza, isolamento, violência nos idosos, suicídio, abuso de substâncias e saúde mental
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 10.0%
Revisão crítica de artigo: 10.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Bibliografia
Bjourklund, B.R. (2016). The Journey of Adulthood, 8th Edition. Florida Atlantic University: Pearson.
Cavanaugh, J. C., & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging. Cengage Learning. ISBN: 0-534-52066-9.
Fry, P. S., & Keyes, C. (2010). New frontiers in resilient aging: Life-strengths and well-being in late life. New York: Cambridge University Press.
Simões, A., Lima, M., P. Vieira, C. M. C., Ferreira, J. A., Oliveira, A. L., Alcoforado, L., Neto, F. F., Ruiz, F., Cardoso, A. P., Felizardo, S., & Sousa, L. N. (2006). Promover o bem-estar dos idosos: Um estudo experimental. Psychologica, 42, 115-131.
Newman, B.M., & Newman, P.R. (2015). Development Through Life: A Psychological Approach (12ª Edition). Stamford, Cengage Learning. ISBN-13:978-1-285-45996-7.
Whitbourne, S.K., & Whitbourne, S.B (2017). Adult Development and Aging: Biopsychosocial Perspectives, 7th Edition. New York: Wiley. ISBN: 1118425197.