Desenvolvimento e Intervenção no Adulto e Idoso

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040528
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É altamente recomendado que os alunos possuam conhecimentos sólidos em Psicologia do Desenvolvimento. Os alunos devem ter bom domínio da língua inglesa escrita, considerando que muita da bibliografia de apoio é em inglês.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Análise de textos sobre conceitos-chave da unidade curricular de desenvolvimento e intervenção no adulto e idoso.

Metodologias ativas com base em casos práticos apresentados através de textos escritos ou com recurso a materiais audiovisuais; reflexão e resolução de problemas, aplicando pensamemto crítico, a partir de questões concretas, em pequenos grupos seguida de partilha no grande grupo; estratégias de role-play. 

Resultados de Aprendizagem

Esta uc pretende efectuar uma reflexão crítica sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento do adulto e do idoso. Deste modo, tem como grandes objectivos:

1. Analisar perspetivas interdisciplinares do desenvolvimento do adulto e do idoso.

2. Refletir criticamente sobre as mudanças biológicas, cognitivas, psicossociais e afetivas do adulto e do idoso.

3. Analisar os problemas principais dos adultos e idosos, como desemprego, precaridade, pobreza, isolamento, violência, suicídio, abuso de sustâncias, saúde mental.

4. Sistematizar as principais implicações psicológicas, societais e culturais resultantes do aumento da população idosa.

5. Demonstrar competências críticas, criativas e científicas para tomar decisões éticas e lógicas ao examinar

tópicos gerontológicos.

6. Aplicar os resultados da teoria e da investigação sobre o desenvolvimento adulto ao mundo real

Estágio(s)

Não

Programa

1.         Teorias e Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta e à idade adulta avançada

2.         Transição da adultez emergente para a idade adulta

3.         Características da idade adulta

4.         Mudanças físicas

5.         Mudanças cognitivas

6.         Continuidade e mudança na personalidade ao longo do curso de vida

7.         Sabedoria, experiência e criatividade

8.         Saúde e bem-estar

9.         Relações sociais e de intimidade

10.       Amor e família

11.       Trabalho (desemprego), reforma e lazer

12.       Transição para a reforma

13.       Envelhecimento positivo

14.       Problemas na idade adulta avançada: pobreza, isolamento, violência nos idosos, suicídio, abuso de substâncias e saúde mental   

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Revisão crítica de artigo: 10.0%
Frequência: 10.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

Bjourklund, B.R. (2016). The Journey of Adulthood, 8th Edition. Florida Atlantic University: Pearson.

Cavanaugh, J. C., & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging. Cengage Learning. ISBN: 0-534-52066-9.

Fry, P. S., & Keyes, C. (2010). New frontiers in resilient aging: Life-strengths and well-being in late life. New York: Cambridge University Press.

Simões, A., Lima, M., P. Vieira, C. M. C., Ferreira, J. A., Oliveira, A. L., Alcoforado, L., Neto, F. F., Ruiz, F., Cardoso, A. P., Felizardo, S., & Sousa, L. N. (2006). Promover o bem-estar dos idosos: Um estudo experimental. Psychologica, 42, 115-131.

Newman, B.M., & Newman, P.R. (2015). Development Through Life: A Psychological Approach (12ª Edition). Stamford, Cengage Learning. ISBN-13:978-1-285-45996-7.

Whitbourne, S.K., & Whitbourne, S.B (2017). Adult Development and Aging: Biopsychosocial Perspectives, 7th Edition. New York: Wiley. ISBN: 1118425197.