Avaliação em Intervenção de Carreira
1
2023-2024
02040517
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento da língua Portuguesa: Utilizador Independente (B1)
Métodos de Ensino
A facilitação da aprendizagem dos estudantes assenta no uso de métodos mistos. Em geral, inicia-se o processo de ensino-aprendizagem pela abordagem expositiva e demonstrativa dos conceitos, caraterísticas e usos dos procedimentos de avaliação. De seguida, os estudantes trabalham individualmente e/ou em pequenos grupos sobre alguns estudos de caso de avaliação de carreira e são treinados a manusear, interpretar e a comunicar vários tipos de procedimentos de avaliação, quer formais (estandardizados), quer informais (qualitativos).
Resultados de Aprendizagem
A avaliação psicológica é uma componente central das competências do psicólogo vocacional e do desenvolvimento de carreira. Os estudantes desenvolverão uma perspetiva abrangente e atual do campo da avaliação da carreira. Apresentam-se as principais ferramentas e métodos usadas pelos psicólogos em torno de três tópicos estruturantes da psicologia vocacional (conteúdos, processos e cognições) e mostra-se como proceder a uma avaliação compreensiva e multimodal (quantitativa e qualitativa) de variáveis de diferenças individuais (aptidões, interesses, necessidades/valores) de variáveis relacionadas com processos de carreira (tomada de decisão, maturidade/adaptabilidade e ajustamento de carreira do adulto) e cognições relativas à carreira (crenças e perceções de autoeficácia). Os estudantes aprenderão a conduzir de forma completa um processo de avaliação psicológica no domínio do planeamento e da intervenção de carreira e a usar/comunicar os resultados de modo competente e ético.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Papel da Avaliação na Intervenção de Carreira: Lógica e Fundamentos
2. História da Avaliação de Carreira
3. Relação da Avaliação com o Processo de Planeamento de Carreira
4. Objetivos da Avaliação de Carreira
5. Processo da Avaliação de Carreira
6. Responsabilidades e Competências do Psicólogo na Avaliação de Carreira
7. Entrevista de Admissão de Carreira
8. Avaliação de Diferenças Individuais na Carreira (Aptidões, Interesses e Necessidades/Valores)
9. Avaliação de Variáveis do Processo de Desenvolvimento de Carreira (Tomada de Decisão, Maturidade/Adaptabilidade e Ajustamento de Carreira)
10. Avaliação de Cognições de Carreira (Crenças, Perceções de Eficácia Pessoal e Variáveis Cognitivo-Motivacionais)
11. Avaliação da Eficácia das Intervenções de Carreira: Resultado e Processo
12. Tecnologia e Avaliação de Carreira
Docente(s) responsável(eis)
Maria São João Castilho Breda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Hays, D. (2013). Assessment in counseling: A guide to the use of psychological assessment procedures. Alexandria, VA: ACA.
Leitão, L. M. (2004). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Quarteto: Coimbra.
Osborn, D. S. & Zunker, V. E. (2016). Using assessment results for career development. Boston, MA: Cengage Leraning.
Niles, S. & Harris-Bowlsbey, J. (2013). Career development interventions in the 21st century. Boston, MA: Pearson.
Spokane, A. R. (1991). Career intervention. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Taveira, M. C. & Silva, J. T. (2011). Psicologia vocacional: Perspetivas para a intervenção. Coimbra: IUC.
Watkins, C. E. & Campbell (2000). Testing and assessment in counseling practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Whiston, S. C. (2017). Principles and applications of assessment in counseling. Boston, MA: Cengage Learning.