Avaliação em Intervenção de Carreira

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040517
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento da língua Portuguesa: Utilizador Independente (B1) 

Métodos de Ensino

A facilitação da aprendizagem dos estudantes assenta no uso de métodos mistos. Em geral, inicia-se o processo de ensino-aprendizagem pela abordagem expositiva e demonstrativa dos conceitos, caraterísticas e usos dos procedimentos de avaliação. De seguida, os estudantes trabalham individualmente e/ou em pequenos grupos sobre alguns estudos de caso de avaliação de carreira e são treinados a manusear, interpretar e a comunicar vários tipos de procedimentos de avaliação, quer formais (estandardizados), quer informais (qualitativos). 

Resultados de Aprendizagem

A avaliação psicológica é uma componente central das competências do psicólogo vocacional e do desenvolvimento de carreira. Os estudantes desenvolverão uma perspetiva abrangente e atual do campo da avaliação da carreira. Apresentam-se as principais ferramentas e métodos usadas pelos psicólogos em torno de três tópicos estruturantes da psicologia vocacional (conteúdos, processos e cognições) e mostra-se como proceder a uma avaliação compreensiva e multimodal (quantitativa e qualitativa) de variáveis de diferenças individuais (aptidões, interesses, necessidades/valores) de variáveis relacionadas com processos de carreira (tomada de decisão, maturidade/adaptabilidade e ajustamento de carreira do adulto) e cognições relativas à carreira (crenças e perceções de autoeficácia). Os estudantes aprenderão a conduzir de forma completa um processo de avaliação psicológica no domínio do planeamento e da intervenção de carreira e a usar/comunicar os resultados de modo competente e ético.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Papel da Avaliação na Intervenção de Carreira: Lógica e Fundamentos

2. História da Avaliação de Carreira

3. Relação da Avaliação com o Processo de Planeamento de Carreira

4. Objetivos da Avaliação de Carreira

5. Processo da Avaliação de Carreira

6. Responsabilidades e Competências do Psicólogo na Avaliação de Carreira

7. Entrevista de Admissão de Carreira

8. Avaliação de Diferenças Individuais na Carreira (Aptidões, Interesses e Necessidades/Valores)

9. Avaliação de Variáveis do Processo de Desenvolvimento de Carreira (Tomada de Decisão, Maturidade/Adaptabilidade e Ajustamento de Carreira)

10. Avaliação de Cognições de Carreira (Crenças, Perceções de Eficácia Pessoal e Variáveis Cognitivo-Motivacionais)

11. Avaliação da Eficácia das Intervenções de Carreira: Resultado e Processo

12. Tecnologia e Avaliação de Carreira 

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Hays, D. (2013). Assessment in counseling: A guide to the use of psychological assessment procedures. Alexandria, VA: ACA.

Leitão, L. M. (2004). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Quarteto: Coimbra.

Osborn, D. S. & Zunker, V. E. (2016). Using assessment results for career development. Boston, MA: Cengage Leraning.

Niles, S. & Harris-Bowlsbey, J. (2013). Career development interventions in the 21st century. Boston, MA: Pearson.

Spokane, A. R. (1991). Career intervention. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Taveira, M. C. & Silva, J. T. (2011). Psicologia vocacional: Perspetivas para a intervenção. Coimbra: IUC.

Watkins, C. E. & Campbell (2000). Testing and assessment in counseling practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Whiston, S. C. (2017). Principles and applications of assessment in counseling. Boston, MA: Cengage Learning.