Avaliação e Intervenção em Contextos de Educação Inclusiva
1
2021-2022
02040506
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado que os alunos possuam conhecimentos sólidos em Psicologia do Desenvolvimento e Avaliação Psicológica. Os alunos devem ter bom domínio da língua inglesa escrita, considerando que muita da bibliografia de apoio é em inglês.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Metodologias ativas com base em casos práticos apresentados através de textos escritos ou com recurso a materiais audiovisuais; reflexão a partir de questões concretas, em pequenos grupos e seguida de partilha no grande grupo; visitas de estudo
Resultados de Aprendizagem
1.Conhecer as orientações actuais da educação inclusiva e da psicologia da reabilitação no âmbito do paradigma de uma sociedade inclusiva.
2.Analisar criticamente as limitações e problemas que se colocam à prática psicológica neste domínio, nomeadamente no que concerne ao aconselhamento e intervenção psicoeducativa e à avaliação psicológica.
3.Caracterizar do ponto de vista semiológico, epidemiológico e nosográfico os alunos com Perturbação de Aprendizagem Específica, com Características de Sobredotação, Talentos e Alto Rendimento, com deficiências sensoriais (Surdez e Deficiência Auditiva, Cegueira e Baixa Visão).
4. Conhecer métodos e técnicas que permitam planificar a avaliação e a intervenção no domínio das Necessidades Especiais/Necessidades Educativas Especiais.
5. Elaborar relatórios de avaliação psicológica no âmbito das NE/NEE.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.As idiossincrasias do aconselhamento psicológico nas Necessidades Especiais/ Necessidades Educativas Especiais.
2.A Perturbação da Aprendizagem Específica: definições; guidelines do protocolo de avaliação psicológica e diagnóstico diferencial; diretrizes para a elaboração de um programa de intervenção.
3.Sobredotação, talentos e alto rendimento: definições; sinalização e identificação; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; Intervenção e aconselhamento psicoeducativos; modelos curriculares e elaboração de programas de intervenção.
4.Cegueira e baixa visão: definições e etiologias mais relevantes; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; intervenção psicoeducativa.
5.Deficiência auditiva e surdez: definições e etiologias mais relevantes; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; intervenção psicoeducativa.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
-Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva (2018). Estatísticas da Agência Europeia sobre Educação Inclusiva: mensagens fundamentais.Odense: EADSNE.
- Blairmires, G., Coupland, C.,Galbraith, T., - Parker, J., Parr, A., Simpson, F., & Thornton, P. (2016). Supporting children with sensory impairment. New York: Routledge.
- Farrell, M. (2012). Educating special children: an introduction to provision puplis with disabilities and disorders. New York: David Fulton.
-Ministério da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: DGIDC.
-Kauffman, J., Hallahan, D., & Pullen, P. (2017). Handbook of special education. New York: Routledge.
-Moura, O., Simões, M., & Pereira, M. (2018).Dislexia: Teoria, avaliação e intervenção. Lisboa: Pactor.
- Swanson, H., Harris, K., Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities. New York: Guilford Press.
-Shavinina, L. (2008). International handbook on giftedness. Montreal: Springer.