Modelos e Práticas de Aconselhamento

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040498
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio sólido dos conteúdos apresentados nas unidades curriculares de Psicologia do Desenvolvimento e de Avaliação Psicológica; domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Exposições orais e discussões em duas fases distintas:

Inicialmente, pela equipa docente, serão apresentados conteúdos que remontam ao saber de base considerado suporte ao desenvolvimento das aprendizagens previstas para esta unidade e, de seguida, caberá aos estudantes a preparação de apresentações indicadas pelos docentes para trabalhar em situação de aula com a convocação de todos para a apropriação pessoal do saber.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a visão ecossistémica do desenvolvimento humano.

Reconhecer processos de transição e de mudança ao longo do desenvolvimento.

Dominar os conceitos base dos Modelos apresentados (Cognitivo; Cognitivo Comportamental, Sistémico; Psicodinâmico; Humanista; Adleriano; da Gestalt; da Realidade; Existencialista; Feminista).

Reconhecer distinções e pontos de contacto entre os modelos e perspetivas teóricas e práticas de suporte a cada modelo.

Reconhecer a importância da visão multicultural para a compreensão das questões humanas.

Perspetivar o aconselhamento psicológico atendendo às condicionantes culturais, históricas e políticas de cada caso.

Demonstrar técnicas de Consulta Psicológica.

Articular os processos de Avaliação Psicológica com os Processos de Consulta Psicológica.

Aplicar estratégias de Consulta Psicológica no contexto do desenvolvimento humano.

Selecionar estratégias de abordagem psicológica em situações limite ou de crise.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelos de Aconselhamento e de Desenvolvimento Humano - Modelos ecossistémicos; Modelos clássicos (Comportamental, Cognitivo Comportamental; Sistémico; Psicodinâmico)

Modelos de autor (Rogers - Centrado na Pessoa; Adler - Psicoterapia individual; Glasser - Terapia da Realidade), Modelo Gestalt; Modelo Existencialista; Modelo Feminista.

2. Questões ligadas às condicionantes multiculturais, religiosas, socio políticas da intervenção psicológica e na relação de apoio psicológico. Limitações e Discussões éticas.

3. Investigação fundamental e aplicada em Consulta Psicológica.

4. Avaliação Psicológica vs. Consulta Psicológica.

5. Estratégias de intervenção nos sistemas de desenvolvimento humano:

6. Características e comportamentos do Psicólogo que influenciam o processo de aconselhamento;

7. Estratégias e técnicas de aconselhamento baseadas em evidências para a prevenção e intervenção;

8. Identificação de práticas de aconselhamento baseadas em evidências.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Capuzzi, D., & Stauffer, M. D. (2016). Counseling and psychotherapies: Theories and interventions, 6th ed., Alexandria, VA: ACA.

Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning.

Corey, G. (2013). Case approach to counseling and psychotherapy. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Ford, D. H., & Lerner, R. M. (1992). Developmental systems theory: An integrative approach. Newbury Park, CA: Sage.

Duncan, B. L., Miller, S. D., Wampold, B. E., & Hubble, M. A. (2010). The heart and soul of change (2nd edition). Washington, DC: American Psychological Association.

Halbur, D. A., & Halbur, K. V. (2014). Developing your theoretical orientation in counseling and psychotherapy (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.

Wampold, B. E., & Imel, Z. E. (2015). The great psychotherapy debate: The evidence for what makes psychotherapy work (2nd edition). New York, NY: Routledge