Modelos de Consulta no Contexto Vocacional
1
2023-2024
02040487
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no 1º ciclo em Psicologia e competências sólidas ao nível da compreensão e da escrita da língua inglesa
Métodos de Ensino
Método expositivo, discussão de casos, role-playing, reflexão sobre modalidades de consulta psicológica de carreira e de programas de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Identificar os principais modelos concetuais de intervenção na vida/carreira e os respectivos paradigmas utilizados na análise dos fenómenos a descrever.
Identificar as principais variáveis intervenientes no processo e no resultado da consulta psicológica vocacional
Treinar as competências de intervenção de carreira mediante a aplicação dos conceitos teóricos na descrição, compreensão, explicação de histórias vocacionais, bem como na conceção de intervenções de carreira (face a situações reais ou simuladas).
Treinar as principais competências de consulta associadas às diferentes fases do processo de aconselhamento vocacional.
Treinar as competências de comunicação e de apresentação oral e escrita de trabalhos científico-técnicos, nomeadamente ao nível da análise teórico-conceptual de histórias vocacionais diversas.
Treinar as competências de pesquisa bibliográfica e de construção de modalidades de intervenção aplicada.
Estágio(s)
NãoPrograma
A. Principais modelos conceptuais de compreensão e de intervenção de carreira:
1. Ajustamento Pessoa-Ambiente (o conteúdo da carreira);
2. Desenvolvimentistas e Narrativos (o processo de desenvolvimento ou de construção da carreira);
3. Ancorados em torno do conceito de aprendizagem (conteúdo e processo);
4. Novos paradigmas (accionais, sistémicos, comunitários e contemplando o papel do acaso)
5. Novos conceitos de carreira e sua relação com o desenvolvimento, o contexto, a justiça social e o bem-estar
B.O paradigma Europeu da orientação e do aconselhamento ao longo da vida: o papel da orientação e da consulta vocacional no memorando Europeu sobre aprendizagem ao longo da vida
C. Os modelos de serviços de carreira contemplando os diferentes níveis de intervenção em situações normativas e em grupos especialmente vulneráveis
D. As variáveis de processo e de resultado na consulta vocacional e a sua relação com os diferentes modelos teóricos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%
Bibliografia
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Brown, S. D. & Lent, R. (2013). Career Development and Counseling – Putting Theory and Research to Work. Hoboken, NJ: Wiley.
Maree J. (Ed., 2019) Handbook of Innovative Career Counselling. Springer, Cham.
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