Modelos de Consulta no Contexto Vocacional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040487
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no 1º ciclo em Psicologia e competências sólidas ao nível da compreensão e da escrita da língua inglesa

Métodos de Ensino

Método expositivo, discussão de casos, role-playing, reflexão sobre modalidades de consulta psicológica de carreira e de programas de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

  Identificar os principais modelos concetuais de intervenção na vida/carreira e os respectivos paradigmas utilizados na análise dos fenómenos a descrever.

Identificar as principais variáveis intervenientes no processo e no resultado da consulta psicológica vocacional

Treinar as competências de intervenção de carreira mediante a aplicação dos conceitos teóricos na descrição, compreensão, explicação de histórias vocacionais, bem como na conceção de intervenções de carreira (face a situações reais ou simuladas).

Treinar as principais competências de consulta associadas às diferentes fases do processo de aconselhamento vocacional.

Treinar as competências de comunicação e de apresentação oral e escrita de trabalhos científico-técnicos, nomeadamente ao nível da análise teórico-conceptual de histórias vocacionais diversas.

Treinar as competências de pesquisa bibliográfica e de construção de modalidades de intervenção aplicada.

Estágio(s)

Não

Programa

A. Principais modelos conceptuais de compreensão e de intervenção de carreira:

1. Ajustamento Pessoa-Ambiente (o conteúdo da carreira);

2. Desenvolvimentistas e Narrativos (o processo de desenvolvimento ou de construção da carreira);

3. Ancorados em torno do conceito de aprendizagem (conteúdo e processo);

4. Novos paradigmas (accionais, sistémicos, comunitários e contemplando o papel do acaso)

5. Novos conceitos de carreira e sua relação com o desenvolvimento, o contexto, a justiça social e o bem-estar

B.O paradigma Europeu da orientação e do aconselhamento ao longo da vida: o papel da orientação e da consulta vocacional no memorando Europeu sobre aprendizagem ao longo da vida

C. Os modelos de serviços de carreira contemplando os diferentes níveis de intervenção em situações normativas e em grupos especialmente vulneráveis

D. As variáveis de processo e de resultado na consulta vocacional e a sua relação com os diferentes modelos teóricos

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

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Brown, S. D. & Lent, R. (2013). Career Development and Counseling – Putting Theory and Research to Work. Hoboken, NJ: Wiley.

Maree J. (Ed., 2019) Handbook of Innovative Career Counselling. Springer, Cham.

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McMahon. M. (Ed., 2017). Career Counseling: Constructivist approaches. NY: Routledge.

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