Ética e Deontologia em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040465
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as disciplinas anteriores, domínio da língua portuguesa e leitura em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Expositivo, apoiado na apresentação de materiais audiovisuais (nomeadamente diapositivos, disponíveis em formato PDF); realização de trabalhos de pesquisa dentro e fora da sala de aula com acompanhamento por parte da equipa docente; debate de temas propostos; simulação de casos; role play; pensamento crítico e resolução de probemas

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver um conhecimento teórico e histórico sobre as principais questões éticas e legais do desempenho da Psicologia, enquanto prática e enquanto disciplina científica;

Conseguir explicitar de forma articulada (a outros profissionais, em contexto de equipas multidisciplinares, e ao público em geral) os padrões éticos e normativos da Psicologia (em geral) e da Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e do Aconselhamento;

 

Desenvolver e praticar competências através de simulação (ou «role-play») de situações que envolvem dilemas éticos;

Estimular o pensamento crítico na resolução de problemas que possam envolver questões éticas na área de especialidade, seleccionados pelo corpo docente e discente.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Moral, Ética e Deontologia

1.1 Da ética das virtudes à ética da crítica racional. Relativismo ético atual.

1.2 Bases ético-filosóficas dos códigos deontológicos: Responsabilidade, equidade, integridade, respeito, competência. Apontamentos históricos.

2. Ética em Psicologia

2.1 Código Deontológico da OPP - Casos práticos específicos. Temas éticos e legais relacionados (Ex.: guarda de dados; utilização dos «social media» e tic; consultadoria em eq. multidisciplinares).

2.2 Relatórios de síntese sobre ética em contexto: educacional, do desenvolvimento e do aconselhamento (Ex.: neces. especiais; plágio).

3. Ética na investigação educacional e social

3.1 Apontamentos históricos sobre a ética da investigação e experimentação em Psicologia: os casos clássicos das experiências de Milgram e da experiência do prisioneiro (U. Stanford);

3.2 Questões genéricas e específicas em investigação quantitativa e qualitativa

4. Modelos de tomada de decisão ética e sua aplicação

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Frequência: 55.0%

Bibliografia

Allan, A. & Love, A., Eds. (2010). Ethical practice in psychology: reflections from the creators of the APS Code of Ethics. Chichester, UK; Malden, MA: John Wiley & Sons.

Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Retrived from: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/web_cod_deontologico_pt_revisao_2016.pdf

Corey, G., Corey, M., & Corey, C. (2018). Issues and ethics in the helping professions (10th ed.). Belmont, CA: CEngage. ISBN-13: 9781337406291

Fisher, C.B. (2013). Decoding the ethics code: a practical guide for psychologists (3rd ed). Thousand Oaks, Calif.: Sage Pub.

Levitt, D.H., & Moorhead, H.J.H. (Eds) (2013). Values and ethics in counseling: real-life ethical decision making. NY: Routledge.

Pope, K. S., & Vasquez, M.J.T. (2016). Ethics in psychotherapy and counseling: a practical guide. Hoboken, NJ: John Wiley and Sons.

Ricou, M. (2014). A ética e a deontologia no exercício da psicologia. Lisboa: OPP.