Desenvolvimento e Intervenção na Infância e na Adolescência
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2021-2022
02040459
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento
Métodos de Ensino
Método expositivo/argumentativo.
Role-play.
Trabalhos de grupo e/ou Trabalhos de campo/investigação.
Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Consubstanciando-se num paradigma da Psicologia do Desenvolvimento Aplicada, esta disciplina procura, fundamentalmente, dotar os alunos de uma perspetiva desenvolvimentista sobre a intervenção com crianças e adolescentes.
São objetivos específicos:
- Reforçar uma perspetiva ecológica sobre o processo de Desenvolvimento humano;
- Desenvolver a capacidade de analisar certas problemáticas e particularidades de determinados contextos de desenvolvimento e de elaborar planos específicos de intervenção, desenvolvimentalmente informados;
No final da UC o aluno deve ser capaz de:
- Identificar as singularidades das tarefas desenvolvimentais e das circunstâncias que funcionam como fatores de risco ou fatores de proteção no processo de adaptação de crianças e adolescentes;
- Conhecer estratégias e programas de intervenção/prevenção, no processo e nalguns contextos de desenvolvimento da criança e do adolescente, baseados na evidência.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Binómio Desenvolvimento–Intervenção:contributos da perspetiva ecológica do desenvolvimento
2.Desenv. e Interv. em contexto de consulta psicológica
a)Especificidades da entrevista com a criança/adolescente e com os pais
b)Entrevista de devolução da informação
3.Desenv. e Interv. no contexto familiar
a)Prestação de cuidados e promoção da (auto)regulação emocional
b)Aquisição do controlo esfincteriano e enurese
c)Desenv. e Ed. sexual
d)Relações pais-filhos na adolescência: supervisão e autonomia
e)Atitudes parentais e problemas de comportamento
f) Filhos do divórcio
4.Desenv. e Interv. no contexto social
a)Interações com pares e grupos e ajustamento futuro
b)Comportamento pró-social, aceitação entre pares e amizade
c)Desenv. e novas tecnologias
d)Rejeição entre pares e agressão:Comport. desviante,antissocial, peer bullying e ciberbullying
5.Programas de desenv. de competências pessoais e sociais (Gestão de conflitos/Prevenção do bullying);Prevenção de comport. de risco sexual e aditivo
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
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