Psicologia Intercultural
1
2023-2024
02040441
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo; seminário com convidado externo; trabalho em grupo; análise crítica, discussão e apresentação de textos; actividades práticas e trabalho de campo.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- compreender, discutir e utilizar as abordagens teóricas sobre as relações entre psicologia e cultura na análise crítica de questões interculturais nas sociedades contemporâneas;
- analisar, interpretar e avaliar, com base em sólidos conhecimentos de psicologia intercultural, os processos de diversidade cultural, de aculturação e de relação com o outro nas sociedades contemporâneas;
- utilizar esses saberes como instrumentos para a avaliação crítica de situações concretas e para a promoção da inclusão, do exercício dos direitos e da democracia nos diferentes quadros sociais em que ocorrem, com especial realce para os contextos educativos;
- usar esses saberes na intervenção psicoeducativa e psicossociológica em diferentes contextos interculturais, designadamente em contextos educativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O que é a psicologia intercultural?
2. Aculturação e diversidade cultural
2.1. Grupos culturais e modelos de aculturação
2.2. Diferentes e desiguais
2.3. Gestão da diversidade cultural: assimilação e multiculturalismo
3. A relação ao outro
3.1. O preconceito: abordagens psicossociais
3.2. A construção do “racismo científico”
3.3. Estereótipos e representações sociais sobre o outro
3.4. A redução do preconceito
4. A comparação intercultural
4.1. Processos básicos
4.2. Desenvolvimento e socialização
4.3. Self
4.4. Moralidade e justiça
4.5. Valores
4.6. Análise da comparação intercultural em psicologia
5. Educação escolar e diversidade cultural
5.1. O nascimento da escola única como uma importante mudança cultural
5.2. Da educação compensatória à educação intercultural. Práticas e problemas
5.3. Representações do outro na escola: o caso do colonialismo nos manuais escolares
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Manuel Pires Valentim
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Benet-Martínez, V., & Hong, Y. (Eds.) (2014). The Oxford handbook of multicultural identity. Oxford: Oxford Univ. Press.
Berry, J. W., Poortinga, Y. H., Breugelmans, S. M., Chasiotis, A., & Sam, D. L. (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications (3rd ed.) Cambridge: Cambridge Univ Press.
Chryssochoou, X. (2003). Cultural diversity: Its social psychology. Oxford: Blackwell.
Heine, S. (2019). Cultural psychology (4th Ed.). New York: Norton.
Kitayama, S., & Cohen, D. (2010). Handbook of cultural psychology.New York: Guilford Press.
Licata, L., & Heine, A. (2012). Introduction à la psychologie interculturelle. Bruxelles: De Boeck
van de Vijver, F., Chasiotis, A., & Breugelmans (Eds.) (2011). Fundamental questions in cross-cultural psychology. Cambridge: Cambridge Univ. Press
van Nieuwenhuyse, K. & Valentim, J.P. (Eds.) (2018). The colonial past in history textbooks. Historical and social psychological perspectives. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing.