Psicologia Intercultural

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040441
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo; seminário com convidado externo; trabalho em grupo; análise crítica, discussão e apresentação de textos; actividades práticas e trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

- compreender, discutir e utilizar as abordagens teóricas sobre as relações entre psicologia e cultura na análise crítica de questões interculturais nas sociedades contemporâneas;

- analisar, interpretar e avaliar, com base em sólidos conhecimentos de psicologia intercultural, os processos de diversidade cultural, de aculturação e de relação com o outro nas sociedades contemporâneas;

- utilizar esses saberes como instrumentos para a avaliação crítica de situações concretas e para a promoção da inclusão, do exercício dos direitos e da democracia nos diferentes quadros sociais em que ocorrem, com especial realce para os contextos educativos;

- usar esses saberes na intervenção psicoeducativa e psicossociológica em diferentes contextos interculturais, designadamente em contextos educativos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O que é a psicologia intercultural?

2. Aculturação e diversidade cultural

   2.1. Grupos culturais e modelos de aculturação

   2.2. Diferentes e desiguais

   2.3. Gestão da diversidade cultural: assimilação e multiculturalismo

3. A relação ao outro

   3.1. O preconceito: abordagens psicossociais 

   3.2. A construção do “racismo científico”

   3.3. Estereótipos e representações sociais sobre o outro

   3.4. A redução do preconceito

4. A comparação intercultural 

   4.1. Processos básicos

   4.2. Desenvolvimento e socialização

   4.3. Self

   4.4. Moralidade e justiça

   4.5. Valores

   4.6. Análise da comparação intercultural em psicologia

5. Educação escolar e diversidade cultural

   5.1. O nascimento da escola única como uma importante mudança cultural

   5.2. Da educação compensatória à educação intercultural. Práticas e problemas

   5.3. Representações do outro na escola: o caso do colonialismo nos manuais escolares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Benet-Martínez, V., & Hong, Y. (Eds.) (2014). The Oxford handbook of multicultural identity. Oxford: Oxford Univ. Press.

Berry, J. W., Poortinga, Y. H., Breugelmans, S. M., Chasiotis, A., & Sam, D. L. (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications (3rd ed.) Cambridge: Cambridge Univ Press. 

Chryssochoou, X. (2003). Cultural diversity: Its social psychology. Oxford: Blackwell.

Heine, S. (2019). Cultural psychology (4th Ed.). New York: Norton. 

Kitayama, S., & Cohen, D. (2010). Handbook of cultural psychology.New York: Guilford Press.

Licata, L., & Heine, A. (2012). Introduction à la psychologie interculturelle. Bruxelles: De Boeck

van de Vijver, F., Chasiotis, A., & Breugelmans (Eds.) (2011). Fundamental questions in cross-cultural psychology. Cambridge: Cambridge Univ. Press

van Nieuwenhuyse, K. & Valentim, J.P. (Eds.) (2018). The colonial past in history textbooks. Historical and social psychological perspectives. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing.