Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento     

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040430
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria da Evolução de Darwin (conhecimentos básicos); Biologia e Genética (conhecimentos básicos); Psicologia do Desenvolvimento. É aconselhável os alunos terem realizado previsamente a disciplina de Psicologia Evolucionista.

Métodos de Ensino

Aulas: método expositivo apoiado na apresentação de diapositivos (disponíveis como documentos em formato PDF); métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Avaliação: a aprovação e a classificação final na Unidade Curricular resultará do resultado obtido por uma Prova de tipo A: exame escrito presencial, abarcando toda a matéria leccionada, correspondendo a 100% da classificação final. Alunos com classificação igual ou superior a 18 valores terão que realizar exame oral suplementar para defender a nota.

Resultados de Aprendizagem

Introduzir a Psicologia Evolucionista, como um emergente e importante quadro teórico de referência na Psicologia actual, visando a integração conceptual, horizontal e vertical, da disciplina. Fomentar a investigação e a reflexão crítica em Psicologia científica, de acordo com o quadro conceptual proposto pelo paradigma evolucionista.
Resultados de aprendizagem:
– Conhecimentos teóricos relativos aos fundamentos e pressupostos básicos da Psic. Evolucionista.
– Conhecimentos teóricos sobre os temas substantivos e de investigação, aplicados ao desenvolvimento humano, enquadrados pelo paradigma evolucionista.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Introdução: vias de acesso à Psicologia Evolucionista (etologia, integração da genética e evolução, Sociobiologia). Fundações, pressupostos e conceitos básicos. A Psicologia do Desenvolvimento numa perspectiva evolucionista.

II. Funções e processos básicos: A evolução da cognição; A natureza e a evolução da linguagem; Personalidade e diferenças individuais; Desenvolvimento e relações sociais.

III. Temas aplicados ao desenvolvimento: Parentalidade (A evolução dos cuidados parentais; Investimento parental; Impacto parental no desenvolvimento; Aloparentalidade na espécie humana); Fundações de uma abordagem darwinista do Juízo moral (origem, expansão e refinamento; Altruísmo, cooperação e reciprocidade).     

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Revistas científicas/Journals:
Evolutionary Psychology; Evolution and Human Behavior

Obras de referência/Books:
Barkow, J.; Cosmides, L. & Tooby, J., Eds. (1995) The adapted mind: evolutionary psychology and the generation of culture. Oxford: OUP.
Buss, D. (2004). Evolutionary psychology: the new science of mind. Boston: Pearson.
Crawford, C. & Krebs, D., Eds. (2008). Foundations of evolutionary psychology. NY: Lawrence Erlbaum
Dunbar, R. & Barrett, L., Eds. (2007). The Oxford handbook of evolutionary psychology. Oxford: OUP.
Krebs, D. (2011). The origins of morality. NY: OUP.
Laland, K. (2013). Sense and nonsense: evolutionary perspectives on human behavior. Oxford: OUP.
Robert, S., Ed. (2012). Applied evolutionary psychology. Oxford: OUP.
Ray, W. (2013). Evolutionary psychology: neuroscience perspectives concerning human behavior and experience. Los Angeles: SAGE.
Salmon, C. & Shackelford, T., Eds. (2011) The Oxford handbook of evolutionary family psychology. NY: OUP.