Educação Familiar e Parental

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02040402
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a aluno/a tem de ser capaz de compreensão da língua inglesa escrita considerando que a maioria dos documentos escritos e outros materiais de aprendizagem são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas e ativas (e.g., visionamento de vídeos, role-play, debates, dinâmicas de grupo), fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios reflexivos. Para estimular competências de pesquisa e pensamento crítico os/as alunos/as elaboram, previamente a cada aula, um ficha de reflexão sobre o conteúdo da aula. Prevê-se ainda o convite a profissionais que implementam programas ou gerem projetos de educação familiar e parental para virem partilhar as suas experiências.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: 1)Refletir sobre o conceito de parentalidade positiva e sobre os contributos da investigação, da legislação e de recomendações sociopolíticas para a sua promoção nos planos internacional,  europeu e nacional

2)Formar para a intervenção qualificada em educação parental junto de diferentes tipos de famílias, em diferentes contextos (promoção e proteção; saúde; educação; serviços sociais) e em diferentes níveis (universal; seletiva; indicada)

Competências dos/as alunos/as:

1) Identificar as componentes da parentalidade positiva e a sua centralidade na promoção da saúde mental e da equidade

2) Enquadrar conceptual e politicamente a educação parental

3) Identificar programas de educação parental baseados em evidências e saber selecionar os que mais se adequam às necessidades e características das famílias

4) Reconhecer a centralidade da avaliação de necessidades, da implementação com fidelidade, da avaliação da eficácia e da disseminação nas intervenções de educação parental     

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de parentalidade positiva e a sua centralidade na promoção da saúde mental e da equidade

2. A Educação Familiar e Parental como intervenção

2.1. História e enquadramento sociopolítico

2.2. O conceito: a tipologia de Doherty

2.3. Os programas de educação parental baseados em evidência

3.Exemplos de programas internacionais de educação parental baseados em evidências implementados em Portugal

3.1. O programa Incredible Years Basic

3.2. Os programas Parenting Wisely: Young Child e Urban Teens

3.3. O programa Children in Between

4. A avaliação, implementação e disseminação em Educação Parental

4.1. A avaliação das necessidades dos pais, as suas características e especificidades, assim como os seus objetivos

4.2. A implementação com fidelidade: a formação, a supervisão e o perfil do educador parental

4.3. A avaliação da eficácia e do impacto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Fichas de reflexão entregues em cada aula: 10.0%
Frequência: 30.0%
Trabalho de grupo com apresentação na aula no qual elaboraram um parecer com recomendações para a seleção, implementação e avaliação de uma resposta de educação parental num serviço (promoção e proteção; saúde; educação ou social) a nível local para resolução de problemas previamente identificados: 60.0%

Bibliografia

Clarke, A. (2019). Implementing parenting and preschool programmes. In M. Barry, A. Clarke, I. Petersen, R. Jenkins (Eds). Implementing mental health promotion. Second edition (pp.261-300). Springer, Cham.

Doherty, W. (1995). Boundaries between parent and family education and family therapy. Family Relations, 44, 353-358.

Gaspar, M. (2011). Educação parental e prevenção do risco na infância: Resposta milagre ou desafio incitador? In A. Almeida & N. Fernandes (Eds.). Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. Coimbra: Almedina.

Ponzetti Jr, J. (Ed.). (2015). Evidence-based parenting education: A global perspective. Routledge.

Scott, S., & Gardner, F. (2015). Parenting programs. In A.Thapar, D. Pine, J. Leckman, S. Scott, M. Snowling, & E. Taylor (Eds.). Rutter’s child and adolescent psychiatry (pp. 483-496). John Wiley & Sons.