Intervenção em Crise, Trauma e Luto
1
2025-2026
02040386
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, visionamento de vídeos/documentários e realização de exercícios e de role-play de estratégias de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de ensino:
- Conhecer e compreender os contextos de intervenção em crise;
- Conhecer e compreender os processos de trauma e do luto;
- Promover aquisição de conhecimentos sobre modelos, estratégias e recursos de intervenção em crise, no trauma e no luto;
- Promover o desenvolvimento de competências básicas de intervenção em crise, no trauma e no luto.
Objetivos de aprendizagem: No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes:
- Sejam capazes de compreender os processos de trauma e de luto;
- Sejam capazes de compreender o protocolo de intervenção em crise;
- Sejam capazes de conhecer e aplicar algumas linhas fundamentais de intervenção no trauma e no luto;
- Identifiquem as potencialidades e os limites das intervenções.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Contextos e situações de risco/potencialmente traumáticas.
2. Intervenção Psicológica em situações de crise: conceptualização e protocolo de intervenção.
3. Trauma psicológico: conceptualização e processos de recuperação.
3.1. Abordagem de alguns modelos de intervenção no trauma.
4. Luto: concetualização e enquadramento sociocultural da perda e elaboração do luto.
4.1. A perda e o luto ao longo do ciclo evolutivo pessoal/familiar.
4.2. O luto patológico.
4.3. Modelos de elaboração do luto.
5. Especificidades na intervenção em processos de luto com crianças.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de grupo: elaboração de um plano de intervenção e respetivo material de apoio relativamente a uma situação de crise/trauma/luto apresentada pela docente: 40.0%
2 tests x 30%: 60.0%
Bibliografia
Carbajal, J. (2018). Trauma focused interventions: A clinical practice analysis. Journal of Counseling and Professional Psychology, 7, 19-33.
Courtois, C., & Ford, J. (2013). Treatment of complex trauma: A sequenced, relationship-based approach. The Guilford Press.
Eads, R., & Lee, M. Y. (2019). Solution focused therapy for trauma survivors: A review of the outcome literature. Journal of Solution Focused Practices, 3(1), 47-65.
Kanel, K. (2015). A guide to crisis intervention. The Guilford Press.
Roberts, A., & Ottens, A., (2005). The seven-stage crisis intervention model: A road map to goal attainment, problem solving, and crisis resolution. Brief Treatment and Crisis Intervention, 5(4), 329-339.
Stroebe, M., Hansson, R., Schut, H., & Stroebe, W. (2008). Handbook of bereavement research and practice: Advances in theory and intervention. APA.
Worden, J. (2018). Grief counseling and grief therapy: A handbook for the mental health practitioner. Springer.