Intervenção em Crise, Trauma e Luto

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02040386
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, visionamento de vídeos/documentários e realização de exercícios e de role-play de estratégias de intervenção. 

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de ensino:

- Conhecer e compreender os contextos de intervenção em crise;

- Conhecer e compreender os processos de trauma e do luto;

- Promover aquisição de conhecimentos sobre modelos, estratégias e recursos de intervenção em crise, no trauma e no luto;

- Promover o desenvolvimento de competências básicas de intervenção em crise, no trauma e no luto.

Objetivos de aprendizagem: No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes:

- Sejam capazes de compreender os processos de trauma e de luto;

- Sejam capazes de compreender o protocolo de intervenção em crise;

- Sejam capazes de conhecer e aplicar algumas linhas fundamentais de intervenção no trauma e no luto;

- Identifiquem as potencialidades e os limites das intervenções.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Contextos e situações de risco/potencialmente traumáticas.

2. Intervenção Psicológica em situações de crise: conceptualização e protocolo de intervenção.

3. Trauma psicológico: conceptualização e processos de recuperação.

3.1. Abordagem de alguns modelos de intervenção no trauma.

4. Luto: concetualização e enquadramento sociocultural da perda e elaboração do luto.

4.1. A perda e o luto ao longo do ciclo evolutivo pessoal/familiar.

4.2. O luto patológico.

4.3. Modelos de elaboração do luto.

4.4.Especificidades na intervenção em processos de luto com crianças. 

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de grupo: elaboração de um plano de intervenção e respetivo material de apoio relativamente a uma situação de crise/trauma/luto apresentada pela docente: 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: Author.

Courtois, C., & Ford, J. (2016). Treatment of complex trauma : a sequenced, relationship-based approach.

Kanel, K. (2015). A guide to crisis intervention. Belmont, CA: Brooks/Cole. London : The Guilford Press.

Qualls, S., & Kasl-Godley, J. (2011). End-of-life issues, grief, and bereavement: what clinicians need to know. New Jersey: John Wiley & Sons.

Roberts, A. (2000). Crisis Intervention Handbook. Assessment, Treatment and Research. Oxford: University Press.

Stroebe, M., Hansson, R., Schut, H., & Stroebe, W. (Eds.). (2008). Handbook of bereavement research and practice: Advances in theory and intervention. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14498-000

Worden, J. (2018). Grief counseling and grief therapy: a handbook for the mental health practitioner. New York: Springer Pub.