Estágio em Psicologia Sistémica Clínica e da Saúde

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040375
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os/as estudantes devem ter adquirido as competências teóricas e práticas no modelo sistémico, através da realização das unidades curriculares obrigatórias do 1º ano do Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: a. Tutorial e supervisão clínica; os/as estudantes assistem a consultas de terapeutas seniores (orientadores/as cooperantes), sendo orientados/as e supervisionados/as tutorialmente, pelas orientadoras da FPCEUC; b. Seminários colectivos  nos quais se desenvolve um trabalho interativo e ativo, promovendo a integração de 3 componentes essenciais na formação no estágio - teoria, prática e desenvolvimento pessoal.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: familiarizar o/a estudante com as actividades do psicólogo clínico em contextos profissionais de saúde física e/ou mental, públicos e privados, e nos quais o trabalho com as famílias e outros sistemas envolventes do indivíduo, assumam papel relevente na promoção do bem-estar psicológico (individual e relacional) e psicossocial. Resultados da aprendizagem: articulando teoria e prática clínica sistémicas, o/a estudante deve adquirir competências profissionais básicas em: 1) diagnóstico e avaliação clínica; 2) planeamento da intervenção; 3) intervenção clínica; 4) relato e comunicação de resultados, sempre que se justifique. Complementarmente: o estudante deve ser capaz de 1) desenvolver trabalho de equipa; 2) saber comunicar, escrita e oralmente, com outros profissionais (da mesma e de diferentes especialidades) e 3) refletir sobre a prática, ética e deontologia profissional e o papel do psicólogo na instituição. 

Estágio(s)

Sim

Programa

1. Introdução- formação inicial em todos os eixos relevantes no estágio (teórico/clínico/desenvolvimento pessoal) (orientador/a FPCE)

2.Elaboração de um plano de estágio/definição de atividades a desenvolver na instituição de acolhimento e na FPCE;

3. Integração na instituição e na equipa

4. Implementação do plano de estágio na FPCE (orientador/a da FPCE) - desenvolvimento de competências clínicas sistémicas: a) seminários grupais - clínicos, (análise de casos), teóricos (análise de fundamentos) e de treino de competências (sessões simuladas); b) supervisão de casos clínicos e outras atividades (individual/por local de estágio) numa perspetiva interacional e sistémica

5. Implementação do plano de estágio na instituição de acolhimento (psicólogo/a, orientador/a cooperante): a) avaliação, análise e observação/intervenção supervisionada de processos terapêuticos; b) desenvolvimento de outras atividades do plano de estágio

6. Elaboração de relatórios semestrais

7. Síntese integradora

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatórios de estágio/Defesa perante um júri: 100.0%

Bibliografia

Gonçalves, M. M., & Gonçalves, O. F. (2001.). Psicoterapia, discurso e narrativa: a construção conversacional da mudança. Quarteto.

Lebow, J. (Ed.)(2005). Handbook of Clinical Family Therapy. NY: John Wileys & Son.   

Relvas, A. P. (2000). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família. Quarteto.

Relvas, A. P., & Sotero, L. (2014). Familias obligadas, terapeutas forzosos. La alianza terapéutica en contextos coercitivos. Ediciones Morata.

Pereira, R. & Linares, J. (2018). Clinical interventions in systemic couple and family therapy. Springer.

Rolland, J. (2018). Helping Couples and Families Navigate Illness and Disability: An Integrated Approache. Guilford.

Sousa, L., Relvas, A. P., & Mendes, Á. (2007). Enfrentar a velhice e a doença crónica. Climepsi Editores.

Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common factors in couple and family therapy: the overlooked foundation for effective practice. Guilford.